top of page
Buscar
  • Foto do escritorGrupo Bahia & Associados

SURGIMENTO DOS EFEITOS DA REFORMA TRIBUTÁRIA

Enquanto se aguarda a definição de Leis Complementares pelos Governos Federal, Estaduais, do Distrito Federal, e Municipais para encaminhamento das mesmas ao Legislativo afim de se estruturar, definitivamente, a primeira fase da reforma tributária, alguns setores da economia já avaliam o impacto com as mudanças. Por exemplo o setor de saneamento básico que, no sistema tributário atual, tem em suas operações, quanto a tributos indiretos, a incidência de PIS e COFINS com 9,25% de alíquota consolidada, no novo sistema terá a incidência  do IVA Dual, com impactos pela CBS e pelo IBS, chegando a alíquota de 27%. Com isso, os serviços de tratamento e distribuição de água, e os serviços de captação e tratamento de esgoto, estima-se, terão forte impacto em seus custos, refletindo em aumento de preço dos serviços, comprometendo inclusive, os investimentos na busca de melhorias.

 

Outros setores estão analisando o impacto das mudanças até agora definidas, para se manifestarem.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A NOVELA DA DESONERAÇÃO

Com efeitos imediatos, o  ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, atendeu a solicitação  do governo e do Congresso Nacional, suspendendo  por 60 dias a liminar que havia derrubado

PREÇO DE TRANSFERENCIA

Questão interessante chegou ao Judiciário. Uma empresa de São Paulo, obteve liminar na Justiça Federal, para não aplicar em suas operações, as novas regras de preço de transferência (transfer price).

Comments


bottom of page