TENDÊNCIAS PARA A ECONOMIA
- Grupo Bahia & Associados
- 1 de mar. de 2022
- 1 min de leitura
Considerando o atual conflito entre Rússia e Ucrânia, já são estimados alguns cenários para a economia. Considerando que a Rússia é um grande exportador de petróleo e gás natural, e junto com a Ucrânia são grandes fornecedoras de trigo e milho, os indicativos são de que poderemos ter impactos nos preços de combustíveis e também de alimentos.
Assim, a análise é realizada em duas frentes. A primeira de ordem financeira, pois países considerados emergentes, como o Brasil, poderão ter fuga de capitais, visto que, os investidores buscarão aplicar recursos em ativos que sejam menos arriscados. A segunda estará relacionada com a economia real, atrelada a aumentos de preços, principalmente das commodities, desencadeando na redução de consumo.
Internamente, discussões quanto à forma de tributar ICMS sobre o preço dos combustíveis podem, agora, não surtir o efeito desejado, da mesma forma a redução linear de IPI, com o objetivo de alavancar o setor industrial e consequentemente a economia, pode também, não de forma imediata apresentar o que se traçou como objetivo, as projeções as SELIC também podem ter as estimativas refeitas, e a expectativa do dólar vai na mesma linha.
Fato é que além do momento indesejável por conta do conflito, que torcemos para que seja encerrado logo, temos também o impacto dele nas economias de uma forma geral, devendo as empresas terem atenção a esse impacto no dia a dia de suas operações.
Comments