top of page
Buscar
  • Foto do escritorGrupo Bahia & Associados

UM COMPARATIVO COM OS OUTROS PAÍSES

Em nossos informativos de 01/07/21; 28/02/22; e 07/06/22, entre outros, abordamos temas relacionados ao Brasil e a OCDE – Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Falamos, por exemplo, no convite recebido pelo Brasil em fevereiro/22 para ser membro efetivo da Organização, falamos da importância da mesma no cenário mundial, falamos dos esforços do Governo Brasileiro para, em termos comparativos, atender processos e procedimentos da OCDE quanto a políticas e práticas tributárias (carga tributária média de países membros da Organização), controles e acompanhamentos econômicos e financeiros – exemplo: ajuste nas normas de transfer price, e no IOF, falamos em ajuste de carga tributária, aproveitando o momento de debate e propostas relacionados a reforma tributária.


Pois bem, com a reforma tributária em avanço, parece que muitas das intenções de equiparação com países membros da OCDE vão ficando distantes. Um exemplo, é a possível alíquota do IVA que teremos no Brasil, ou seja, a carga tributária sobre o consumo, se comparada a outros países. Veja quadro abaixo.


16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A NOVELA DA DESONERAÇÃO

Com efeitos imediatos, o  ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, atendeu a solicitação  do governo e do Congresso Nacional, suspendendo  por 60 dias a liminar que havia derrubado

PREÇO DE TRANSFERENCIA

Questão interessante chegou ao Judiciário. Uma empresa de São Paulo, obteve liminar na Justiça Federal, para não aplicar em suas operações, as novas regras de preço de transferência (transfer price).

Comentários


bottom of page