Buscar
  • Grupo Bahia & Associados

VEDAÇÃO AO DIREITO DE APRESENTAR RECURSO

A Instrução Normativa da Receita Federal de número 1993/2020 veio ratificar posicionamento, no mínimo estranho, com relação as possibilidades do contribuinte apresentar recurso com objetivo de defender seus direitos perante ao órgão fiscalizador. A proposta original dessa tema consta no artigo 23 e seu parágrafo único Lei de número 13998/2020 que indica em nome de princípios da economicidade e da eficiência, o contencioso administrativo fiscal de pequeno valor, assim considerado aquele cujo lançamento fiscal ou controvérsia não supere 60 (sessenta) salários mínimos, teria os trâmites regulamentado pelo Ministro da Economia.


Pois bem, a regulamentação saiu através da Instrução Normativa em destaque e ratificou que a última instância de recurso para os contribuintes com relação a esses débitos é Delegacia da Receita Federal do Brasil de Julgamento da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil.


Assim a chance do contribuinte conseguir decisão, a seu favor, em colegiado misto de segunda instância administrativa, no caso o CARF – Conselho Administrativo de Recursos Fiscais, ficou limitada. A discussão nos casos indicados deverá ser com a própria Receita Federal. Sem dúvida teremos questionamentos jurídicos sobre esse tema.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

ATUALIZAÇÕES NA ECF _ TRANSFER PRICE

Tivemos uma atualização no leiaute da ECF (leiaute 7 – atualização dezembro/2020), sendo a mesma trazida pelo Ato Declaratório Executivo Cofis de número 86/2020. Basicamente as atualizações são refere

POSSIBILIDADE DE AUMENTO DO DESEMPREGO PREOCUPA

Trabalhando de forma preventiva a uma possível indicação de aumento do desemprego, O Governo Federal através de sua equipe econômica estuda a aplicação, em 2021, de algumas medidas utilizadas em 2020.

CRÉDITOS DE PIS E COFINS

A decisão do STJ – Superior Tribunal de Justiça de fevereiro de 2018, que tratou de conceitos de essencialidade e relevância para apropriações de créditos de PIS e Cofins, teve, novamente, impacto em

© 2020 por Grupo Bahia & Associados

  • LinkedIn Social Icon