• Foto do escritorGrupo Bahia & Associados

VISÃO ECONÔMICA - AVALIAÇÃO DO PRIMEIRO SEMESTRE

A demanda reprimida de bens duráveis, fez com que, agora, os consumidores canalizassem suas preferencias de consumo aos bens com maior valor agregado.

Essa referencia é indicativo que a produção industrial e o comércio acenam com recuperação, tímida, mas enfim um sinal de recuperação. Mesmo tendo o impacto da greve dos caminhoneiros no final do semestre passado é fato que o consumo de bens duráveis indica otimismo quanto ao crescimento da economia.

Já o setor de serviços não consegue acompanhar essa alta e deixa a desejar em termos de recuperação. Temos uma nítida alteração de fatores, visto que até 2013 o setor de serviços tomava a dianteira em termos de alavancar uma tímida recuperação, na época os bens de consumo tiveram forte retração na demanda. Agora essa demanda reprimida é substituída pelo consumo desses bens em detrimento dos gastos com serviços.