DEFICIT NO RESULTADO
- Grupo Bahia & Associados
- 31 de jan. de 2024
- 1 min de leitura
O Governo Federal, divulgou ter fechado o ano de 2023 com déficit de R$ 231 bilhões. Em outras palavras o Governo gastou mais do que arrecadou, e o gasto a maior foi dessa ordem, o que equivale a 2,12% do PIB – Produto Interno Bruto.
Durante seu primeiro ano, na atual gestão, O Governo Federal sempre buscou abordar e comentar metas de possível déficit na ordem de 0,5% a 1% do PIB.
Justificativas para o não alcançar essa meta, e chegarmos nos números atuais, tem relação ao pagamento de precatórios autorizados pelo STF – Supremo Tribunal Federal, adiados da gestão anterior, na ordem de R$ 92,4 bilhões, e mais o que se identifica como “outros efeitos extraordinários”.
Importante de avaliarmos é o posicionamento do Governo quanto a indicar que no médio prazo, temos a perspectiva de zeramento, ou até mesmo, de reversão desse resultado, ou seja, equilíbrio nas contas, ou até, um superavit.
É torcer para essa perspectiva se tornar realidade, mas tudo indica, que o corte de gastos deve ser o encabeçador dessas ações.
Comments