top of page

DEFICIT NO RESULTADO

  • Foto do escritor: Grupo Bahia & Associados
    Grupo Bahia & Associados
  • 31 de jan. de 2024
  • 1 min de leitura

O Governo Federal, divulgou ter fechado o ano de 2023  com déficit de R$ 231 bilhões. Em outras palavras o Governo gastou mais do que arrecadou, e o gasto a maior foi dessa ordem, o que equivale a 2,12% do PIB – Produto Interno Bruto.

 

Durante seu primeiro ano, na atual gestão, O Governo Federal sempre buscou abordar e comentar metas  de possível déficit  na ordem de 0,5% a 1% do PIB.

 

Justificativas para o não alcançar essa meta, e chegarmos nos números atuais, tem relação ao pagamento de precatórios autorizados pelo STF – Supremo Tribunal Federal, adiados da gestão anterior,  na ordem de R$ 92,4 bilhões, e mais o que se identifica como “outros efeitos extraordinários”.

 

Importante de avaliarmos é o posicionamento do Governo quanto a indicar que no médio prazo, temos a perspectiva de zeramento, ou até mesmo, de reversão desse resultado, ou seja, equilíbrio nas contas, ou até, um superavit.

 

É torcer para essa perspectiva se tornar realidade, mas tudo indica, que o  corte de gastos deve ser o encabeçador dessas ações.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
PAT – PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO DO TRABALHADOR

A Solução de Consulta COSIT de numero 03/2026, abordou tema relacionado a limite de valor para deduzir o PAT do imposto de da pessoa jurídica.   A manifestação ocorreu no sentido de indicar que não há

 
 
 
CÓDIGO DE DEFESA DO CONTRIBUINTE

A Lei Complementar de numero 225/2026 trouxe ao nosso arcabouço legal, que se identifica como  normas gerais relativas aos direitos, às garantias, aos deveres e aos procedimentos aplicáveis à relação

 
 
 

Comentários


© 2021 por Grupo Bahia & Associados

  • LinkedIn Social Icon
bottom of page