top of page

ICMS COMPONDO A BASE DE CALCULO DO PIS E DA COFINS

  • Foto do escritor: Grupo Bahia & Associados
    Grupo Bahia & Associados
  • 11 de out. de 2019
  • 1 min de leitura

O Presidente do STF - Supremo Tribunal Federal, pautou para o dia 05 de dezembro de 2019 o julgamento dos embargos de declaração, propostos pela Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, quanto a decisão do STF que retirou o ICMS da base de cálculo do PIS e da Cofins.


O julgamento original, que causou e causa dúvidas quanto a aplicabilidade da decisão, ocorreu em março de 2017, sendo os embargos propostos no mês de outubro do mesmo ano. A decisão, na época indicou que o ICMS não deve compor a base de cálculo do PIS e da Cofins. Os embargos pleiteiam a modulação da decisão assim como questionam qual é o ICMS a ser retirado da base de cálculo do PIS e da Cofins, o da nota fiscal, ou o efetivamente recolhido.


Espera-se que no dia 05 de dezembro próximo, tenhamos a decisão da questão, que traz intranquilidade a contribuintes fator agravado pela demora nessa solução definitiva.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
A NOTA FISCAL ELETRÔNICA E A REFORMA TRIBUTÁRIA

A Nota Fiscal Eletrônica, desde o início das abordagens sobre a Reforma Tributária, foi colocada como instrumento fundamental para a fluidez correta das informações, para a realização das operações se

 
 
 
TABELA DE CORRELAÇÃO DE SERVIÇOS

No último dia 02/abril/26 foi divulgado pelo Portal na Nota Fiscal de Serviço de Padrão Nacional (NFS-e), uma atualização do anexo VIII que trata da correlação entre a lista de serviços da Lei Complem

 
 
 

Comentários


© 2021 por Grupo Bahia & Associados

  • LinkedIn Social Icon
bottom of page