top of page
Buscar
  • Foto do escritorGrupo Bahia & Associados

A CONTINUAÇÃO _ O ICMS NÃO DEVE COMPOR A BASE DE PIS E COFINS

Com base na Súmula do STJ (Superior Tribunal de Justiça) de número 436 a Receita Federal esta encaminhando para inscrição em dívida ativa a diferença entre o ICMS destacado em Nota Fiscal que empresas retiraram das base de calculo do PIS e da Cofins e não o ICMS efetivamente recolhido pela empresa. A suporte para essa situação, por parte da Receita Federal, é a interpretação da Solução de Consulta COSIT de número 13 que indica ser retirado da base de cálculo com suporte em decisões judiciais o ICMS recolhido e não o destacado nas Notas Fiscais.


O mais interessante é que utilizando as determinações da Súmula numero 436 a Receita Federal não esta autuando as empresas. A Súmula indica que a entrega da declaração por parte do contribuinte reconhecendo o débito fiscal é suficiente para constituir o crédito tributário, ficando assim dispensada qualquer providencia por parte do Fisco.


Empresas que se imaginavam fora dessa questão pelo sucesso em ações cujas decisões lhes foram favoráveis, estão tendo que voltar a discutir esse novo, podemos dizer, formato de encaminhamento de cobrança por parte da Receita Federal.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

IA (INTELIGENCIA ARTIFICIAL) e IH (INTELIGENCIA HUMANA)

Recentemente tivemos matéria divulgada, referente a importância da qualidade da informação, antes, durante e após o seu processamento, o tratamento dos seus  dados,  seja na evolução tecnológica natur

MAIS SOBRE A REFORMA TRIBUTÁRIA

A Ministra do STJ – Superior Tribuna de Justiça,   Regina Helena, ao comentar sobre as chamadas inovações trazidas pela reforma tributária, destacou  que o fato de termos  dois tributos  (IBS e CBS) 

MEI – MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL

Em nosso informativo de 13/março/24, abordamos esse tema,  comentando a representatividade do MEI em relação a outras naturezas jurídicas societárias de empresas, sendo ponto de atenção, o fato das at

bottom of page