top of page
Buscar
  • Foto do escritorGrupo Bahia & Associados

A REVOGAÇÃO DA MEDIDA PROVISÓRIA DO CONTRATO DE TRABALHO VERDE E AMARELO

Foi divulgada a Medida Provisória de número 955/2020 que revogou a Medida Provisória que tratou do Contrato de Trabalho Verde e Amarelo. O assunto foi abordado em nossos informativos dos dias  13, 14 e 19 de novembro de 2019.

A Medida Provisória que tratava do assunto, e que agora foi revogada, é a de número 905/2019. Basicamente a proposta da mesma era dar flexibilidade para as contratações destinadas a suprir novos postos de trabalho, focando nos jovens de 18 a 29 anos. Essa flexibilização viria  através da possibilidade de contratação de colaboradores por tempo determinado (dois anos) com regras específicas quanto a relação trabalhista entre eles e o empregador, e também com abordagens, da mesma forma específicas, referentes a encargos para essas contratações. Na análise da proposta pela Câmara dos Deputados as disposições da M.P. foram estendidas para contratações, também, de  pessoas com cinquenta e cinco anos, ou mais, e que estivessem desempregadas a mais de 12 meses.

O prazo para o Congresso aprovar  a M.P. 905/11 terminou no último dia 20 de abril, sendo que o mesmo não foi atendido, mas ocorreu acordo entre Executivo e Legislativo para que parte da M.P. que, segundo parlamentares, não trata de assuntos polêmicos faça parte de outra Medida Provisória que definirá mais medidas emergenciais para enfrentar a atual crise, isso tendo em vista que legalmente, a M.P. não pode ser reeditada, mas a proposta é para que as questões já em consenso sejam tratadas não como reedição, mas como parte de outra Medida que tenha outra conotação (suporte emergencial para a crise atual).

Pontos polêmicos da M.P. numero 905/19, poderão ser discutidos mais exaustivamente pelo Legislativo, e em acordo, serem integrados as Medidas Provisórias recentes, essas sim, com o objetivo de enfrentar a atual crise. É o caso da M.P. número 927 e da M.P. número 936  que tratam, respectivamente, de alternativas trabalhistas para enfrentar o momento atual, e do Programa Emergencial de Manutenção de Emprego e Renda.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A NOVELA DA DESONERAÇÃO

Com efeitos imediatos, o  ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, atendeu a solicitação  do governo e do Congresso Nacional, suspendendo  por 60 dias a liminar que havia derrubado

PREÇO DE TRANSFERENCIA

Questão interessante chegou ao Judiciário. Uma empresa de São Paulo, obteve liminar na Justiça Federal, para não aplicar em suas operações, as novas regras de preço de transferência (transfer price).

bottom of page