top of page

ADMINISTRANDO O TEMPO

  • Foto do escritor: Grupo Bahia & Associados
    Grupo Bahia & Associados
  • há 10 minutos
  • 2 min de leitura

Hoje, após uma reunião sobre determinado projeto, resolvi republicar essa matéria. A ideia na reunião ficou centrada na quantidade de atividades listadas para a evolução do projeto, e na ausência de  definição de prioridades e de determinação do período para realiza-las, com a indicação de um plano “B” , caso as mesmas não tenham a desenvoltura que esperamos, a definição era - precisa ser feiro! -. Assim, a  indicação clara de responsabilidades, prazos para receber, processar e encaminhar a atividade para a próxima fase, cronograma, processos, procedimentos, controle, nada disso na mesa para avaliação. Pedimos permissão e fizemos essa apresentação. No caminho de volta ao escritório decidi que  faria a republicação desse material.  


.....................


Talvez o maior desafio atualmente para todos, seja a administração do tempo. Em nossa vida pessoal e familiar essa administração está relacionada ao tempo que conseguimos enquadrar para o descanso, para curtir bens momentos, boas companhias, ao prazer de estar com pessoas que nos fazem bem.


Já, quando analisamos a administração do tempo no contexto da organização empresarial, das atividades laborais, entra em cena o velho jargão de que “tempo é dinheiro”. Essa colocação vem revestida de outro jargão bem conhecido que é “dinheiro não cai do céu”, ou seja, no contexto organizacional, a gestão do tempo está relacionada a ter bem definido o que fazer, como, onde, e de que forma, com quais parâmetros, recursos, e em que prazo a atividade deve ser realizada. Processos e procedimentos são premissas que trazem agilidade, qualidade e definição de metas para as atividades, consequentemente revertem-se em resultado.

ree

ree


Em outro informativo, comentamos que a capacitação é ingrediente fundamental no desenvolver das atividades profissionais, ou seja, estar capacitado para a atividade, e mais, estar capacitado para saber a extensão das mesmas, de quem recebo a informação e para onde encaminho a mesma após processá-la, com a visão ampla do processo, e mais no final de todo esse estágio identificar qual foi a minha parcela de responsabilidade funcional naquele resultado, são premissas importantíssimas para o sucesso da atividade.


ree

ree

Assim, a atenção fica por conta de estou devidamente inteirado das etapas sugeridas para a atividade, tenho noção dos processos e procedimentos, das ações dos métodos sugeridos de execução, opinei com relação a eles?


ree

ree

Nas atividades que realizamos os prazos são ingredientes críticos. São obrigações acessórias de natureza fiscal e tributária a entregar, são pagamentos, inclusive de tributos a realizar, são ações intermediárias a essas obrigações que precisam ser realizadas de forma certeira e com qualidade para não se comprometer a atividade. Imagina receber Notas Fiscais, e não se atentar para os prazos de pagamentos, para a maximização de tempo em termos de recuperação de impostos, para o atendimentos de disposições relacionadas aos prazos para contabilização daquelas obrigações a pagar, não observar o prazo para uma possível devolução de itens em garantia.


ree

ree

Realize a gestão do seu tempo de forma produtiva. Seja na esfera social, familiar, profissional. No contexto organizacional avalie as dicas acima para a maximização de seus resultados.


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
SUPPLY CHAIN – CADEIA DE SUPRIMENTOS

Recentes alterações trazidas pela Reforma Tributária, reforçam a importância da boa administração da cadeia de suprimentos nas empresas. O Supply Chain administra todas essas etapas, ou seja, tem como

 
 
 
CORREÇÃO EM NFe – ICMS ESTADO DE SÃO PAULO

Em nossos informativos de 14/08/25, 24/07/25 e 22/08/24 abordamos aspectos relacionados aos Ajustes SINIEFs  de números 13/24, 14/24 e 15/25. Basicamente comentamos sobre ·         AJUSTE SINIEF 13/24

 
 
 
ADIANTAMENTOS – REFORMA TRIBUTÁRIA

Em treinamentos e workshops que realizamos sobre a Reforma Tributária, fazemos questão de enfatizar que a Reforma, esta trazendo alterações em conceitos rotineiros do dia a dia das empresas. Mencionam

 
 
 

© 2021 por Grupo Bahia & Associados

  • LinkedIn Social Icon
bottom of page