top of page
Buscar
  • Foto do escritorGrupo Bahia & Associados

BARREIRAS PARA EXPORTAR

Pequenas e médias empresas, por vezes, enfrentam barreiras regulatórias para exportar, e desistem da operação, pois o custo do atendimento da norma pode se tornar inviável em termos financeiros.


Há interpretação de que esse tipo de barreira imposta pelo país destinatário, visa substituir outras que seriam facilmente contestadas na OMC - Organização Mundial do Comércio se o enquadramento da imposição fosse de barreira tarifária. Entre os enquadramentos regulatórios temos questões relacionadas ao meio ambiente, as normas trabalhistas, a exames e certificações toxicológicas, e outras mais.


Tudo caminha para a exportação ser o mercado das grandes empresas ou da elite formada por elas, que conseguem suportar esses gastos burocráticos para ofertarem seus produtos em outros mercados.


12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A NOVELA DA DESONERAÇÃO

Com efeitos imediatos, o  ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, atendeu a solicitação  do governo e do Congresso Nacional, suspendendo  por 60 dias a liminar que havia derrubado

PREÇO DE TRANSFERENCIA

Questão interessante chegou ao Judiciário. Uma empresa de São Paulo, obteve liminar na Justiça Federal, para não aplicar em suas operações, as novas regras de preço de transferência (transfer price).

Comments


bottom of page