CEDULA VERDE – PRODUTOR RURAL

O Ministério da Economia através da Secretaria de Políticas Econômicas, estuda iniciativas para incremento de atividades e créditos destinados as áreas de meio ambiente e rural. Proposta em estudo é a Cédula do Produtor Rural (CPR) que tem como intuito preliminar a antecipação de recursos com base na safra agrícola, adicionalmente com vinculação a conservação de matas naturais nos limites da propriedade rural produtora.

A ideia é que o investidor compre esse título, sem a incidência de imposto de renda, com o objetivo de fomentar a preservação dessas áreas de matas naturais. Existirá, de acordo com estudos, uma “conta garantia” para possibilitar que os recursos da antecipação possam ser sacados pelo proprietário rural, de forma parcelada, de acordo com verificações e confirmações que a área está sendo preservada.

Trata-se de uma boa proposta, considerando as questões relacionadas a preservação do meio ambiente, que nos últimos meses estão desfavoráveis ao Brasil no cenário mundial.

Um ponto adicional em avaliação, é a criação do Fundo Imobiliário Rural, com o intuito de trazer dinâmica ao mercado de terras rurais, de forma a capitar investimentos, regularizar a questão fundiária, e na sequência, o uso da terra possa estar atrelado a Cédula do Produtor Rural (CPR).