COADJUVANTES DA REFORMA TRIBUTÁRIA

Como coadjuvante da reforma tributária, temos a proposta do Ministério da Economia, base em estudos da Receita Federal quanto a eliminar possibilidades de dedução do imposto de renda da pessoa física. Com isso teríamos a não mais autorização de utilizar gastos com médicos, ou com a saúde, assim como com educação no ajuste anual de “contas com o leão”.

Em contrapartida a Receita Federal está propondo a redução da alíquota máxima dessa modalidade de imposto de renda (pessoa física) que é atualmente de 27,5%. Fala-se que a mesma poderia ser de 25%. Uma possibilidade também em análise é a não eliminação das deduções, mas ter para as elas uma limitação.

De qualquer forma é importante acompanhar a questão pois a reforma tributária pode trazer novidades não somente nos tributos das empresas, mas também as pessoas físicas podem ter impactos diretos pelas propostas, principalmente as coadjuvantes, direcionadas a reforma tributária. Vamos acompanhar!