top of page

CORREÇÃO EM NOTAS FISCAIS – ALTERAÇÕES A PARTIR DE 01/09/25

  • Foto do escritor: Grupo Bahia & Associados
    Grupo Bahia & Associados
  • 14 de ago.
  • 3 min de leitura

Em nossos informativos de 24/07/25 e 22/08/24 tratamos dias AJUSTES SINIEFs de numero 13/24, 14/24 e 15/25. Basicamente a abordagem deles é a seguinte:


  • AJUSTE SINIEF 13/24


Dispõe sobre o procedimento de correção de erro identificado na Nota Fiscal eletrônica - NF-e, no ato da entrega, quando não permitida a emissão de nota fiscal complementar ou Carta de Correção eletrônica, desde que não ocorra circulação de mercadoria decorrente desta correção.


  • AJUSTE SINIEF 14/24


Dispõe sobre o procedimento de devolução simbólica decorrente da não entrega ao destinatário originário e operação posterior a destinatário diverso.


  • AJUSTE SINIEF 15/25


Altera o Ajuste SINIEF nº 13, de 5 de julho de 2024, que dispõe sobre o procedimento de correção de erro identificado na Nota Fiscal eletrônica, no ato da entrega, quando não permitida a emissão de nota fiscal complementar ou Carta de Correção eletrônica.


Nossos comentários foram em linha quanto à “..........O Ajuste SINIEF de número 15/2025 alterou disposições que constam no Ajuste SNIEF de número 13/2024,  quanto a correção de erros em Notas Fiscais, erros esses identificados  no ato da entrega, quando não permitida a emissão de nota fiscal complementar ou Carta de Correção Eletrônica. Em resumo as novas disposições  indicam que em caso de possíveis erros identificados na Nota Fiscal eletrônica - NF-e, no ato da entrega, quando não for permitida a emissão de nota fiscal complementar ou não for permitida a emissão de carta de correção eletrônica, isso em operação interna ou interestadual, o remetente poderá efetuar os procedimentos de correção previstos neste ajuste (Ajuste SNIEF de número 13/2024) em até 168 (cento e sessenta e oito) horas 7 dias corridos do ato da entrega, desde que não ocorra circulação de mercadoria decorrente desta correção. As disposições desse Ajuste não tem aplicação quanto as  devoluções simbólicas parciais e  correções que alterem o CNPJ base do destinatário........”.  Produção de efeitos do AJUSTE 15/25 a partir de 01/09/25.


Também mencionamos que :


“............


No Ajuste SINIEF de número 13,    temos procedimentos para corrigir erros em NFe emitida, erros esses identificados somente na entrega da mercadoria ao destinatário, e que não podem ter correções através de carta de correção ou de emissão de NFe complementar. Nesse caso a proposta desse  Ajuste é que a correção seja procedida através de emissão de nova NFe, onde tenhamos referencias as NFe original e a NFe de ‘retorno’. A redação do Ajuste, é direcionada a conclusão quanto a proposta do mesmo ser regular a entrega da mercadoria para o mesmo destinatário que constou na NFe original, isso após as correções dos erros através de emissão de nova NFe. Essa conclusão está atrelada a  redação da clausula primeira do Ajuste que cita os procedimentos de correção devem ser efetivados  dentro de 168 horas da entrega. O Ajuste SINIEF de numero15/2025 trouxe alterações ao ajuste SINIEF 14/2024, mantendo a sua essência, reforçando que neste período de correção a mercadoria  objeto da mesma (correção ) não deve circular.


De outro lado,  o Ajuste SINIEF de número 14/2024 aborda os procedimentos a serem atendidos nos casos de devoluções/retornos que podem ser simbólicos,  de mercadorias não entregues ao destinatário, e que na sequência da operação, podem ser ofertadas para outros contribuintes.  Neste caso a clausula primeira do Ajuste indica que as correções devem ser realizadas dentro de 72 horas  do ato da recusa, não entrega e antes de nova circulação.


Nessa situação as indicações desse Ajuste, são de que:



  • o remetente da mercadoria não entregue deverá emitir NF entrada para o retorno da mesma;


  • essa NFe deverá ter as seguintes informações, além das normais para a operação: no campo “natOp - Natureza da Operação”, o texto “Entrada simbólica - Ajuste SINIEF 14/24” (entendemos que o CFOP para a operação é o 1.949 ou 2.949);no campo “infAdFisco - Informações Adicionais de Interesse do Fisco”, o texto “Procedimento autorizado pelo Ajuste SINIEF 14/24;no campo “refNFe - Chave de acesso da NF-e referenciada”, a chave de acesso da NF-e de saída original;


  • No caso de ocorrer a recusa da NFe original pelo destinatário, ele deve  realizar o registro referente  a  evento “Operação não Realizada” ou “Desconhecimento da Operação”. Ainda nessa situação de não entrega ou recusa, o transportador também deve realizar o registro do evento “Insucesso na Entrega da NF-e”;


  • Considerando a possibilidade da mercadoria não entregue, seguir do local aonde está para um novo destinatário, o Ajuste indica que a nova NFe de saída, suporte para essa nova entrega, além das disposições normais deve conter: no campo “infAdFisco - Informações Adicionais de Interesse do Fisco”, o texto “Procedimento autorizado pelo Ajuste SINIEF 14/24”;no grupo “Local da Retirada", a identificação do endereço do destino declarado na NF-e de saída original; .e no campo “refNFe - Chave de acesso da NF-e referenciada”, as chaves de acesso da NF-e de saída original e da NFe de entrada.


............”


Importante estarmos atentos às esses novos procedimentos relacionados as correções em Notas Fiscais.


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
ALTERAÇÕES NO IMPOSTO DE RENDA

Em nossos informativos de 06/novembro/25 , 11/novembro/25, 17/novembro/25 tratamos dessa questão.   Temos agora, a publicação da Lei de número 15270/25 que oficializa o mesmo.   Em resumo as determina

 
 
 
e_COMMERCE

Em vários projetos que acompanhamos, por vezes é parte dele, a avaliação quanto, ao elo comercial da operação, ser realizado através de transação enquadrada como e_Commerce. Ao analisarmos a questão,

 
 
 
SPED FISCAL E OS NOVOS TRIBUTOS DA REFORMA

Tema que tem atenção constante dos envolvidos com as atividades relacionadas as obrigações assessórias fiscais e a Reforma Tributária é vinculado a EFD ICMS E IPI, ou, SPED Fiscal, com entrega  a part

 
 
 

Comentários


© 2021 por Grupo Bahia & Associados

  • LinkedIn Social Icon
bottom of page