DESEMPENHO FISCAL EXEMPLAR

A Secretaria de Política Econômica – SPE, ligada ao Ministério da Economia, divulgou informação quanto ao resultado das contas do setor público no Brasil no último ano (2021) ser o segundo melhor entre as 50 maiores economias mundiais e o primeiro entre as 20 que se destacam nesse ranking.

Para a SPE esse é o resultado de um ajuste fiscal, mais expressivo do que as outras economias, significando que a política fiscal retomou o padrão de 2014 considerando último ano antes de recessão e de pandemia.

Também para a SPE o que justifica essa condição não é o aumento de arrecadação, mas sim, a redução de gastos públicos, que em comparativo desde a década passada demonstra que o Brasil saiu de 13ª posição para, agora em 2021, a 9ª posição, no quesito controle de gastos públicos. Motivos apontados para essa redução de gastos estão relacionados à retirada de estímulos fiscais no combate à pandemia, a reforma da previdência e o congelamento de salários do funcionalismo público em 2020 e 2021.