top of page

DESEMPENHO FISCAL EXEMPLAR

  • Foto do escritor: Grupo Bahia & Associados
    Grupo Bahia & Associados
  • 3 de fev. de 2022
  • 1 min de leitura

A Secretaria de Política Econômica – SPE, ligada ao Ministério da Economia, divulgou informação quanto ao resultado das contas do setor público no Brasil no último ano (2021) ser o segundo melhor entre as 50 maiores economias mundiais e o primeiro entre as 20 que se destacam nesse ranking.


Para a SPE esse é o resultado de um ajuste fiscal, mais expressivo do que as outras economias, significando que a política fiscal retomou o padrão de 2014 considerando último ano antes de recessão e de pandemia.


Também para a SPE o que justifica essa condição não é o aumento de arrecadação, mas sim, a redução de gastos públicos, que em comparativo desde a década passada demonstra que o Brasil saiu de 13ª posição para, agora em 2021, a 9ª posição, no quesito controle de gastos públicos. Motivos apontados para essa redução de gastos estão relacionados à retirada de estímulos fiscais no combate à pandemia, a reforma da previdência e o congelamento de salários do funcionalismo público em 2020 e 2021.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
MAIS SOBRE A REFORMA TRIBUTÁRIA

Em nossos informativos temos realizados constantes comentários sobre a Reforma Tributária. Meses atrás abordamos em vários informes a Lei...

 
 
 
DESCONTO E BONIFICAÇÃO

Esse tema sempre é alvo de abordagens quando realizamos trabalhos junto a clientes, em busca de identificar e eliminar possíveis pontos...

 
 
 

Comments


© 2021 por Grupo Bahia & Associados

  • LinkedIn Social Icon
bottom of page