top of page

ENCOLHIMENTO HISTÓRICO DA ECONOMIA

Foto do escritor: Grupo Bahia & Associados
Grupo Bahia & Associados
7 de set. de 2020
1 min de leitura

Atualizado: 11 de set. de 2020

O segundo trimestre de 2020 apresentou encolhimento histórico da economia (redução do PIB – Produto Interno Bruto), indicando uma queda de 9,7% em relação ao trimestre anterior.

Sem dúvida as medidas de combate ao coronavirus foram decisivas para essa situação. A queda indicou a maior retração registrada, na base de comparação, desde 1980.

Dois trimestre de queda caracterizam o que se chama de recessão técnica, mais temos a perspectiva de melhores números, pois os meses de maio e junho indicaram a possibilidade de melhora com o isolamento pela pandemia ficando mais brando.

Como projeção do PIB anual temos as indicações do mesmo ficar em ter - 4,5% a – 6,5%. Não somente a pandemia, mas a administração das contas públicas e o difícil entendimento político partidário são suporte para esse cenário.

Tudo isso impacta, inclusive, nos investimentos voltados ao setor produtivo, ou seja, a chamada formação de Capital Fixo, também esta em baixa como ocorreu no primeiro trimestre.

A saída para o atual momento é termos políticas voltadas ao aquecimento da economia, políticas que identifiquem e cortem o excesso de gastos públicos, políticas que aqueçam os investimentos em infraestrutura e aqueçam a produtividade. As reformas discutidas atualmente, também são importantes, mas a necessidade é de urgência em ações e demonstração de resultados, e provavelmente, as reformas, pelas suas amplitudes, podem trazer morosidade ao momento de recuperação, e morosidade é o que menos se precisa agora, o que se busca é a assertividade em políticas que reaqueçam a economia.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
ATENÇÃO AO DESTAQUE DO IBS E DA CBS NA NFSe

Ato Conjunto da Receita Federal e do CGIBS ( Comite Gestor do IBS) de número 04/2026, definiu cronograma referente a obrigatoriedade de emissão do documento fiscal em tela, conforme disposições do art

 
 
 
BASE DE CÁLCULO DO ICMS _ E O IBS E A CBS

Tratamos desse assunto, em nossos informativos, entre eles o de 18/fevereiro/2026. A questão tinha direcionamento base na Resposta Consulta da SEFAZ-SP de numero 33083/2026. Nela, como componente da “

 
 
 
SELIC

O corte da SELIC pelo COPOM (BACEN) no ultimo dia 16, levou a taxa básica de juros ao menor patamar desde de março/2025. O corte foi de 0,25% de forma a termos a SELIC para o ano definida em 13,75%.

 
 
 

Comentários


© 2021 por Grupo Bahia & Associados

  • LinkedIn Social Icon
bottom of page