top of page

JUROS SOBRE CAPITAL PRÓPRIO E O IRRF.

  • Foto do escritor: Grupo Bahia & Associados
    Grupo Bahia & Associados
  • 28 de jul. de 2025
  • 1 min de leitura

Manifestação do CARF – Conselho Administrativo de Recursos Fiscais , segunda instancia administrativa em termos de discussões sobre questões de natureza fiscal e tributária a  nível federal, se manifestou conforme consta no processo de numero 15251.720072/2017-49, Acórdão de número 1302007411,  quanto ao fato da pessoa jurídica, optante pela tributação da renda com base no lucro real, poder compensar o imposto de renda retido na fonte incidente sobre verbas recebidas a título de juros sobre o capital próprio com o imposto de renda fonte a ser retido sobre verbas pagas por ela sob o mesmo título.   (g.n.)


O posicionamento, é complementado com a informação sobre,  a referida autorização observar obrigatoriamente que respectivos crédito e débito pertençam a períodos de apuração correspondentes. Em adição, a compensação deve ser operada por meio de declaração de compensação, durante o mesmo ano-calendário e até o prazo de vencimento do último período de apuração do débito.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
JCP – JUROS SOBRE CAPITAL PRÓPRIO

A 1ª Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) se manifestou, por unanimidade, quanto aos juros sobre capital próprio – JCP,  poderem ser deduzidos  do IRPJ  e da CSLL, mesmo que calculados  com bas

 
 
 
LUCRO PRESUMIDO – REDUÇÃO DE BENEFÍCIOS (I)

Em nossos informativos de 30, 13, 02/janeiro/26 e 29, 24/dezembro/25, entre outros, tratamos de tema relacionado a redução de benefícios fiscais (Lei Complementar de número 224/2025), de forma que,  q

 
 
 

Comentários


© 2021 por Grupo Bahia & Associados

  • LinkedIn Social Icon
bottom of page