top of page
Buscar
  • Foto do escritorGrupo Bahia & Associados

O PROJETO PARA MUDAR A INCIDENCIA DO ICMS SOBRE COMBUSTÍVEIS

O Presidente da República encaminhou ao Congresso Projeto de Lei Complementar que objetiva definir a tributação do ICMS sobre combustíveis e lubrificantes.


A proposta é pela definição de valor fixo, por litro do produto, assim a tributação não mais ocorreria sobre a média de preços nas bombas de combustíveis, ou, sobre a média de preços na venda a consumidor final. A cobrança também tem proposta de alteração, passando ela a ser realizada na refinaria.


O texto determina que o CONFAZ deverá definir as alíquotas do ICMS desses produto que serão uniformes para todos os Estados, sendo que essas alíquotas serão específicas por unidade de medida a ser adotada, que pode o litro, como aparentemente comenta-se ser a melhor alternativa.


O Projeto de Lei também sugere que qualquer aumento do valor do tributo entre em vigor somente 90 dias depois que o mesmo seja anunciado.


Deputados e Senadores avaliarão e darão seus pareceres sobre a proposta, que se aprovada por eles, será encaminhada para a sanção do Presidente da República.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

DOLAR

Dólar à vista indica aumento de 2,4% durante a semana, e isso, tem suporte  nas indefinições sobre os juros nos EUA, tensões no Oriente Médio, e incertezas sobre a evolução da dívida pública local. On

IMPOSTO DE RENDA DA PESSOA FÍSICA

Senado aprovou o  Projeto de Lei que leva a isenção do Imposto de Renda da Pessoa Física, para quem tem renda de até R$ 2.824,00 ao mês. Na primeira quinzena de março/24 o Projeto foi aprovado na Câma

DIFAL DO ICMS

A 2ª Turma  do STF – Supremo Tribunal Federal,  decidiu pela possibilidade/legalidade da cobrança do DIFAL-ICMS nas compras interestaduais realizadas por contribuintes do ICMS quanto a materiais de us

bottom of page