ORÇAMENTO
- Grupo Bahia & Associados
 - há 1 hora
 - 1 min de leitura
 
Muitas empresas estão na fase final de seus orçamentos para o próximo exercício, ou para período plurianual, outras estão nos intermédios das discussões, e outras, podem estar iniciando as análises e preparativos.
Importante no processo orçamentário é a qualidade das projeções, as estimativas de receitas, equivalentes de custos e despesas, definição de perspectivas de rentabilidade e lucratividade, tudo isso suporte em uma meta consistente de crescimento das operações, crescimento dos negócios.
A análise do mercado consumidor, seu comportamento nos últimos meses, é tópico de atenção, considerando aspectos atuais da economia local e global, os possíveis efeitos de situações pontuais como tarifaços, ou, a oportunidade que os mesmos aspectos pontuais indicarem o desenvolvimento de novos mercados, novas chances de negócios, de vendas, de extensão de base de clientes, tudo isso deve ser abordado em um bom plano de orçamento.
Muitas empresas utilizam a metodologia do orçamento base histórica, e outras utilizam a metodologia do orçamento base zero. Independente da operacionalidade do seu orçamento, do método que você definiu para estrutura-lo, a qualidades dos dados que o compõe deve buscar a primazia para o momento da informação.
O material que está na sequência, busca apresentar indicativos para o  desenvolvimento do orçamento base zero, ou para o orçamento base história. Boa sorte na preparação do mesmo!


