top of page
Buscar
  • Foto do escritorGrupo Bahia & Associados

OS CUIDADOS COM OS ORÇAMENTOS EMPRESARIAIS PARA 2022

Muitas empresas estão em fase revisional, outras em fase final, outras em fase intermediária para a definição dos seus orçamentos para 2022, ou mesmo, orçamentos bianuais ou trianuais.


Ultimamente aspectos políticos e econômicos financeiros, devem ser considerados com atenção e cuidado nesta fase de avaliação e projeção orçamentária.

Perspectivas da SELIC entre 9% e 10% e de dólar chegando a R$ 6,00 são fatores importantíssimos, para se avaliar e refletir nessas projeções.


Basicamente o que se acompanha com atenção esta relacionado ao não respeito ao teto de gastos na administração pública federal, ou seja, desrespeito a ancora fiscal, o que fará como efeito automático que seja necessário recorrer a ancora monetária que esta relacionada a emissão de moeda ou identificação da fonte de recursos para serem gastos, de forma simples, se gasta mais do que se tem em caixa, levando essa ação a outros ajustes, também automáticos, como o reenquadramento dos juros.


Além disso, a questão politico–eleitoral do próximo ano, como se apresenta até o momento, é fato que pode levar a instabilidade cambial, voltando a impactar na inflação e na taxa de juros.


Assim, as empresas necessitam ter cuidado, atenção e mecanismos de agilidade para definir e amoldar seus orçamentos empresariais, considerando essas variáveis com as quais o mercado convive atualmente. Não há como desprezá-las em projeções operacionais, estimativas negociais, e controles orçamentários.

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

REFORMA TRIBUTÁRIA

Temos realizado comentários quanto a questão relacionada a proposta original da reforma tributária de não aumento de carga tributária, e as análises atuais, que indicam, essa proposta não será cumprid

VAREJO

As vendas no varejo cresceram em abril, mas com crescimento abaixo do esperado. Apesar disso houve, também, a identificação  de busca ao alcance da meta considerando o aquecimento do mercado de trabal

Comments


bottom of page