• Foto do escritorGrupo Bahia & Associados

OTIMISMO NO AR

Os indicadores do primeiro trimestre estão surpreendendo os economistas. Fatores como aquecimento no mercado de trabalho que, consequentemente, deve aquecer o consumo, e projeções favoráveis ao agronegócio são pontos positivos nas avaliações atuais, que estão suportando as revisões de projeções para o ano. Pontos de atenção ficam por conta de possível recessão global, e mais internamente, por conta da taxas de juros.

A referencia relacionada a taxa de juros, é o que afeta o indicador de confiança dos setores de comercio e serviços, ou seja, essa confiança não demonstra a positividade necessárias e otimista que o mercado está indicando, pois para esses setores o custo do crédito é fator importante, e atualmente infelizmente, esse custo é elevado com a SELIC em 13,75% ao ano.

Estima-se que o PIB do primeiro trimestre varie entre 1% e 1,2% em comparação ao final de 2022.

Otimismo sempre é bom! Vamos acreditar que esses bons indicadores vão se repetir, que a SELIC vai recuar, e que o otimismo faltante em alguns setores da economia vai chegar de forma decisiva.