O PIB cresceu 3,4% em 2024. O Ministério da Fazenda tinha previsto crescimento de 3,5%, com indicativos de que o mesmo seria acima do PIB de 2023 que fechou em 3,2%.
Os setores que mais contribuíram com esse crescimento estão relacionados a serviços com 3,7% e indústria com 3,3%. O percentual da indústria esta vinculado a construção e o aumento na produção de itens de uso específicos em sua realização, mais a expansão de crédito para esse setor, já a indústria automotiva , a indústria de máquinas e equipamentos, e de produtos alimentícios fizeram o diferencial quando se analisa a indústria de transformação. Quanto ao setor de serviços, os diferenciais estiveram relacionados a serviços de informação e comunicação, atividades financeiras, atividades imobiliárias, transporte e armazenagem.
Com essa análise setorial, foi detectado que a agropecuária, em sentido contrário, registrou queda de 3,2% tendo como justificativas, aspectos relacionados ao clima que foram fatores negativos para as safras durante todo o ano de 2024.
Em termos numéricos o PIB chegou a R$ 11,7 trilhões sendo a sua vinculação per capita de R$ 55.247,45 valor esse 3% acima da mesma métrica frente ao ano anterior.
コメント