top of page
Buscar
  • Foto do escritorGrupo Bahia & Associados

PORTARIA RECEITA FEDERAL DO BRASIL N° 10/2021 (EXCLUSÃO DO ICMS DA BASE DO PIS E COFINS)

Atualizado: 9 de mar. de 2021

Essa Portaria instituiu a equipe nacional de auditoria de créditos oriundos de ações judiciais em declarações de compensações referentes a exclusão do ICMS na base de cálculo do PIS e da Cofins.


O nosso informativo de 27/fevereiro/2021 tratou desse tema.


Em resumo, o aumento expressivo da utilização de créditos tributários para o pagamento de tributos federais em 2020 ligou o sinal de alerta da Receita Federal. Esse aumento foi da ordem de 174% em relação a 2019. Existe uma vinculação direta desse aumento com a questão do ICMS não compor a base de cálculo do PIS e da Cofins. A decisão de 2017 sobre o tema, conforme manifestação do STF – Supremo Tribunal Federal, foi alvo de apresentação de embargos de declaração por parte da PGFN - Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, o que para o órgão fiscalizador (Receita Federal), traz a consideração de julgamento não encerrado.


Nesse sentido, a Receita Federal externou seu entendimento sobre o tema através da Solução de Consulta de número 13/2018, considerando o posicionamento do STF, tendo como principal colocação o fato de que o ICMS a ser excluído da base de cálculo do PIS e da Cofins é o recolhido no período e não o destacado em Nota Fiscal.


Na prática o sentimento é que a criação e trabalho dessa equipe de auditores poderá trazer empecilhos para as compensações, inclusive com solicitações de informações e documentos que o contribuinte pode já ter inutilizado considerando seu entendimento sobre o prazo prescricional do crédito efetivado, entendimento esse que pode não se alinhar com o time de auditores que realizará o trabalho revisional.


Assim, espera-se que os contribuintes que utilizaram respectivos créditos ou tenham a intenção de utilizá-los recebam notificações ou até mesmo possíveis autuações com relação a esse uso em compensações, sendo necessário apresentarem suas argumentações e teses para fazer valer o seu direito com relação a essa utilização.

33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

DOLAR

Dólar à vista indica aumento de 2,4% durante a semana, e isso, tem suporte  nas indefinições sobre os juros nos EUA, tensões no Oriente Médio, e incertezas sobre a evolução da dívida pública local. On

IMPOSTO DE RENDA DA PESSOA FÍSICA

Senado aprovou o  Projeto de Lei que leva a isenção do Imposto de Renda da Pessoa Física, para quem tem renda de até R$ 2.824,00 ao mês. Na primeira quinzena de março/24 o Projeto foi aprovado na Câma

DIFAL DO ICMS

A 2ª Turma  do STF – Supremo Tribunal Federal,  decidiu pela possibilidade/legalidade da cobrança do DIFAL-ICMS nas compras interestaduais realizadas por contribuintes do ICMS quanto a materiais de us

bottom of page