top of page
Buscar
  • Foto do escritorGrupo Bahia & Associados

POSSIBILIDADE DE UM NOVO REFIS

Discute-se no Legislativo Federal, a proposta de um novo programa de refinanciamento de dívidas tributárias (REFIS). A proposta original é do Senado que sugere uma graduação para a concessão do refinanciamento de forma que as empresas que comprovadamente perderam faturamento ao longo da crise atual (pandemia) tenham descontos maiores. O período a ser considerado para análise dessa perda é de março a dezembro de 2020 comparando-se esses dados com mesmo período do ano anterior. Para as empresas que não tiveram perda significativa de faturamento a proposta para enquadramento no programa é entrada equivalente a 25% das dívidas, com o restante sendo parcelado em no máximo cinco meses, sendo possível quitar 25% do valor da dívida com créditos tributários. Essa proposta tem aprovação do Ministério da Economia que sempre foi contra as indicações de um novo REFIS.


Agora, a Câmara dos Deputados, traz uma nova sugestão para esse Programa, sendo ela a de que não haja distinção para as empresas solicitantes quanto a entrada ou numero de parcelas, ou desconto de multas e juros, com base em queda de faturamento, ou seja, que todas as empresas tenham as mesmas condições se aderirem ao programa.


O mais importante para as empresas que aguardam ansiosamente essa definição é que Câmara e Senado se ajustem rapidamente para que haja a indicação/esclarecimento sobre o que as empresas poderão contar com relação a esse tema.

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A NOVELA DA DESONERAÇÃO

Com efeitos imediatos, o  ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, atendeu a solicitação  do governo e do Congresso Nacional, suspendendo  por 60 dias a liminar que havia derrubado

PREÇO DE TRANSFERENCIA

Questão interessante chegou ao Judiciário. Uma empresa de São Paulo, obteve liminar na Justiça Federal, para não aplicar em suas operações, as novas regras de preço de transferência (transfer price).

Comments


bottom of page