top of page

RECEITA FEDERAL - ATENDIMENTO

  • Foto do escritor: Grupo Bahia & Associados
    Grupo Bahia & Associados
  • 9 de nov. de 2022
  • 1 min de leitura

Temos abordado em nossos informativos, temas relacionados ao aumento da arrecadação de tributos federais e seus respectivos recordes.


Apesar desse fator, temos também, uma espécie de contrassenso na situação, estando o mesmo relacionado ao drástico corte no orçamento da Receita Federal.


Assim, quem na estrutura governamental federal deve trabalhar pela arrecadação, vê a mesma aumentar mais também, vê seus recursos operacionais diminuírem. Com esse panorama o sistema de arrecadação, por pouco, não foi interrompido por três vezes em 2022. A situação mais drástica é verifica em postos de fronteiras, mas vai além deles, envolvendo manutenção de máquinas e equipamentos, investimentos em infraestrutura e sistemas e falta de pessoal, que inclusive foi motivo de manifestação de atuais servidores do órgão no primeiro semestre deste ano.


Os gastos médios anuais da Receita Federal eram de R$ 2,6B, mas em 2022 o orçamento aprovado foi de R$ 1,062B, com justificativa da diferença ser redirecionada para atendimentos as promessas de aumento salarial para policiais. Mesmo assim, do valor destinado a Receita Federal, 61% é aplicado em atividades relacionadas a informatização.


E para os contribuintes qual o resultado disso tudo? Podemos dizer que a morosidade do atendimento, os adiamentos de soluções, a espera muitas vezes injustificável de questões que parecem ser simples, mas ao caírem “dentro da máquina fiscalizatória” tem complicação acentuada não por complexidade do tema, mas por entraves operacionais orçamentários. O que resta é esperar na fila, ou, buscar o direito do competente atendimento.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
TAXAÇÃO EUA “X” BRASIL (II)

Os EUA são o segundo principal mercado comprador  de produtos brasileiros, a parcela dessa operação perante as exportações locais totais...

 
 
 
TAXAÇÃO EUA “X” BRASIL (I)

O Governo Federal avalia recorrer a OMC – Organização Mundial do Comércio, e a Lei de Reciprocidade Econômica, para responder ao Governo...

 
 
 
ALTERAÇÃO DO IPI - VEÍCULOS

O Decreto de numero 12549/25  tratou da redução do IPI de automóveis classificados como “ leves e econômicos”, bem como tratou do...

 
 
 

Comments


© 2021 por Grupo Bahia & Associados

  • LinkedIn Social Icon
bottom of page