top of page

REFORMA TRIBUTÁRIA – TRANSPARENCIA E ALIQUOTA

  • Foto do escritor: Grupo Bahia & Associados
    Grupo Bahia & Associados
  • 17 de jul. de 2023
  • 1 min de leitura

Questão que vem à tona com as discussões sobre a reforma tributária, esta associada a proposta de alíquota que fará parte do conceito de IVA – imposto sobre valor agregado.


De um lado, fala-se na transparência da carga tributária que comporá os preços de fornecimento de produtos e serviços, e de outro fala-se que a alíquota de 25% tão comentada, esta entre as maiores do mundo, senão a maior para essa modalidade de tributação.


Se com esse percentual altíssimo, ainda não tivermos transparência, ai realmente as coisas ficam péssimas.


A alegação quanto a alíquota é que a proposta de reforma tributária cria a CBS – Contribuição sobre Bens e Serviços e o IBS – Imposto sobre Bens e Serviços, substituindo cinco tributos.


Sendo a definição de alíquotas competência de Lei Complementar, o que se comenta é que a reforma tributária propõe trazer transparência a carga tributária elevadíssima, uma das maiores do mundo.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
ALTERAÇÕES NO IMPOSTO DE RENDA

Em nossos informativos de 06/novembro/25 , 11/novembro/25, 17/novembro/25 tratamos dessa questão.   Temos agora, a publicação da Lei de número 15270/25 que oficializa o mesmo.   Em resumo as determina

 
 
 
e_COMMERCE

Em vários projetos que acompanhamos, por vezes é parte dele, a avaliação quanto, ao elo comercial da operação, ser realizado através de transação enquadrada como e_Commerce. Ao analisarmos a questão,

 
 
 
SPED FISCAL E OS NOVOS TRIBUTOS DA REFORMA

Tema que tem atenção constante dos envolvidos com as atividades relacionadas as obrigações assessórias fiscais e a Reforma Tributária é vinculado a EFD ICMS E IPI, ou, SPED Fiscal, com entrega  a part

 
 
 

Comentários


© 2021 por Grupo Bahia & Associados

  • LinkedIn Social Icon
bottom of page