top of page
Buscar
  • Foto do escritorGrupo Bahia & Associados

REVISÃO DE NORMAS TRABALHISTAS

A proposta do Governo Federal de regulamentar disposições da relação de trabalho ( Decreto de número 10854/2021) não é consenso quanto a sua efetividade. Especialistas entendem que o Decreto pode ter ido além de suas competências, podendo causar um emaranhado de judicializações de temas que até então tinham concordância quanto ao seu entendimento. O fato do Decreto abordar vários temas, também, é ponto de críticas. Questões como aprendizagem profissional, programa de alimentação ao trabalhador, carteira de trabalho, registro eletrônico de ponto, estão entre os assuntos tratados.


Existem opiniões suportadas na tese que a criação do Programa Permanente de Consolidação, Simplificação e Desburocratização de Normas Trabalhistas Infralegais seria o suficiente para a fluência melhor dessa regulamentação, com essas alterações todas sendo realizadas a medida da implantação do Programa, mas com diálogo e sugestões dos empregados e empregadores através de suas representações, ou seja, tudo indica que na proposta atual não tivemos o melhor aproveitamento dessa fase de pesquisa de opiniões e sugestões, de forma que as partes mais interessadas, tudo indica, não foram ouvidas.

Além desse ponto, outro que chama atenção, é que as medidas divulgadas enfraquecem a atividade de fiscalização. Enfim, vamos aguardar e acompanhar os desdobramentos dessa questão.

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A NOVELA DA DESONERAÇÃO

Com efeitos imediatos, o  ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, atendeu a solicitação  do governo e do Congresso Nacional, suspendendo  por 60 dias a liminar que havia derrubado

PREÇO DE TRANSFERENCIA

Questão interessante chegou ao Judiciário. Uma empresa de São Paulo, obteve liminar na Justiça Federal, para não aplicar em suas operações, as novas regras de preço de transferência (transfer price).

bottom of page