RUMO A RETOMADA

A retomada operacional das empresas encontra algumas dificuldades relacionadas a disponibilização de fornecedores de insumos voltados a produção para atender a demanda atual. Também é ponto de atenção as questões de logística, quanto a movimentação desses insumos até o local de consumo, considerando toda fase de transporte e armazenagem, local e internacional. Outro ponto a considerar é a suficiência e capital de giro, tanto dos adquirentes, como também dos fornecedores para fazer frente ao esforço financeiro que visa suportar o chamado novo normal atualmente focado em suprir uma demanda reprimida por alguns meses.

Esse cenário é o que vive atualmente boa parte das empresas. A mudança brusca de um cenário que poderia ser considerado de normalidade, para outro, considerado caótico em virtude da pandemia, não permitiu a elaboração de planos estratégicos de manutenção de estoques de reposição, nem provisionamento de disponibilidades financeiras para o momento de retomada.

A boa administração das disponibilidades, a eliminação de desperdícios, o controle de gastos atrelando os mesmos a obrigatoriedade de uma consequente geração de receitas, e a confecção consistente de um orçamento, são pontos que as empresas devem considerar em plano para acompanhar a volta à normalidade do mercado, bem como para direcionar as atividades para o próximo exercício.