Buscar
  • Grupo Bahia & Associados

SELIC MANTIDA EM 2%

Atualizado: 21 de Dez de 2020

O Comitê de Política Monetária (COPOM) do Banco Central (BACEN) manteve a taxa básica de juros em 2% ao ano.

Apesar dessa manutenção o BACEN indicou que o cenário de inflação traz a sugestão de que em breve as condições para a manutenção do “forward guidance” podem não mais ser satisfeitas.


O “forward guidance” é a ferramenta que o BACEN utiliza para direcionamento da economia respondendo as expectativas do mercado sobre a política de juros a ser utilizada, basicamente ela tem como direcionadores a expectativa de inflação, a manutenção do regime fiscal, e a expectativa de inflação para o longo prazo ancorada, ou seja, os benefícios derivados de estímulos monetários indicando serem maiores do que os seus custos. No caso, O BACEN, já declarou a sua intenção de não aumentar a SELIC no curto prazo.


Mesmo sem as condições ideais ou satisfatórias para uso dessa ferramenta de direcionamento da economia base no controle de juros, não há indicativo de aumento de taxa de juros de forma mecânica.

Houve também manifestação do COPOM no sentido de considerar adequado o nível consideravelmente elevado de estímulo monetário que está sendo produzido pelo efeito da manutenção da taxa básica de juros em 2%.

5 visualizações0 comentário

© 2020 por Grupo Bahia & Associados

  • LinkedIn Social Icon