top of page
Buscar
  • Foto do escritorGrupo Bahia & Associados

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL – COMUNICAÇÃO DE ACORDO SOBRE REDUÇÃO DE JORNADA DE TRABALHO E SALÁRIO PARA

Em decisão liminar que deve ser submetida ao plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) o Ministro Ricardo Lewandowski  determinou que reduções de salários por acordos individuais sejam comunicadas pelos empregadores ao Sindicatos Laboral em dez dias de sua formalização. Caso não haja manifestação do Sindicato a essa comunicação será considerada anuência do acordo entre as partes.

Essa decisão é resultado da entrada em vigor da Medida Provisória  de número 936/2020. Segundo o Ministro o objetivo com a decisão é preservar o direito dos trabalhadores.

A Medida Provisória fala em negociação individual para colaboradores que ganham salário menor ou igual a R$ 3.135,00 ou, colaboradores  com curso superior com salário acima de R$ 12.202,12.

Resta, agora, aguardar a manifestação do plenário do STF a essa liminar de forma a validar, ou não, a necessidade dessa comunicação. Hoje ela tem plena aplicação.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A NOVELA DA DESONERAÇÃO

Com efeitos imediatos, o  ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, atendeu a solicitação  do governo e do Congresso Nacional, suspendendo  por 60 dias a liminar que havia derrubado

PREÇO DE TRANSFERENCIA

Questão interessante chegou ao Judiciário. Uma empresa de São Paulo, obteve liminar na Justiça Federal, para não aplicar em suas operações, as novas regras de preço de transferência (transfer price).

bottom of page