top of page

A CBS ESTÁ COM SUA APRECIAÇÃO PARADA

  • Foto do escritor: Grupo Bahia & Associados
    Grupo Bahia & Associados
  • 5 de set. de 2020
  • 1 min de leitura

Atualizado: 11 de set. de 2020

Desde que o Projeto de Lei que cria a CBS – Contribuição sobre Bens e Serviços, e que propõe a unificação do PIS e da Cofins, chegou ao Congresso ele está parado.

O foco da análise relacionado ao tema Reforma Tributária, que esta sendo dado pelos Deputados e Senadores, está direcionado a PEC 45 e a PEC 110 que também tratam dessa Reforma, mas de maneira mais abrangente do que a CBS.

A estratégia do Governo Federal para ver o andamento da análise do Projeto de Lei que trata da CBS é manter o pedido de urgência para o mesmo. Com essa manutenção, solicitada através do Presidente da República em requerimento encaminhado ao Legislativo na apresentação desse P.L., outros Projetos de Lei não podem ser apreciados primeiro do que esse da CBS. Esse chamado “trancamento de pauta” ocorre a partir da próxima segunda feira quando faz 45 dias da solicitação pelo Executivo para a apreciação em caráter de urgência do Projeto de Lei da CBS.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
BASE DE CALCULO DOS PIS E DA COFINS (ICMS-ST?)

A chamada “tese do século” (ICMS não compondo a base de cálculo do PIS e da Cofins), e seus desdobramentos “filhotes” continuam  trazendo posicionamentos ao mercado. Temos agora, manifestação da COSIT

 
 
 
EMPRESAS DO SIMPLES NACIONAL E A REFORMA TRIBUTÁRIA

O Comite Gestor do Simples Nacional através da Resolução CGSN de numero 186/2026 definiu prazos e condições  para as empresas do SIMPLES optarem pelo regime regular do IBS e da CBS a partir de 2027.  

 
 
 
DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADO

O Pronunciamento (CPC) 26, que trata da Apresentação das Demonstrações Contábeis, foi substituído pelo Pronunciamento (CPC ) 51, que apresenta correlação com o pronunciamento IFRS 18. O novo Pronuncia

 
 
 

Comentários


© 2021 por Grupo Bahia & Associados

  • LinkedIn Social Icon
bottom of page