A VALORIZAÇÃO DO REAL

A queda acumulada do dólar no ano alcançou 14,86%. As tendências indicam, ainda, para uma maior valorização do real, porém com alertas fortes de interrupção dessa tendência, de forma a termos aumento do dólar em breve, mesmo considerando os juros locais altos que sugerem aos investidores captarem recursos no exterior a taxas baixas para a aplicação desses recursos localmente, mantendo o fluxo de entrada de moeda estrangeira.

Avalia-se como fatores de atenção no acompanhamento da questão cambial, a tendência de amenização do no conflito Rússia _ Ucrânia, o acirramento dos ânimos internamente pela proximidade de eleições presidenciais, o ajuste monetário nos EUA, a projeção de arrefecimento na procura de determinadas commodities, e a correção de valores locais de ativos. Esses movimentos podem trazer alterações as atuais tendências cambiais interrompendo a valorização do real.