top of page
Buscar
  • Foto do escritorGrupo Bahia & Associados

ALERTA PARA A QUESTÃO DO ICMS NÃO COMPOR A BASE DE CÁLCULO DO PIS E DA COFINS

Posicionamento da Ministra Carmem Lucia (STF-Supremo Tribunal Federal), negando pedido de empresa (leading case) para utilizar o crédito tributário vinculado ao processo que esta em análise no STF ascendeu sinal de atenção para quem acompanha a questão.


O posicionamento da Ministra foi no sentido de que não pode ocorrer a liberação de créditos em discussão no processo, ou seja, não pode liberar valores referente ao mesmo, antes do STF encerrar a sua análise.


Esta pendente para a conclusão a análise dos embargos de declaração. O alerta para os que acompanham o tema junto ao STF é que o posicionamento da Ministra reflete argumentos da PGFN – Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, para se contrapor a evolução das discussões.


Quanto as análises dos embargos dois pontos são importantes, um referente a possibilidade de modulação da decisão do STF para a questão, ou seja, a partir de quando a mesma (decisão) tem aplicação, outro ponto é qual o ICMS deve ser excluído da base de cálculo do PIS e da Cofins (ICMS da NF ou ICMS apurado).


Enfim, esse posicionamento da Ministra Carmem Lúcia, trouxe certo alerta ao mercado para os contribuintes que acompanham a evolução dessa discussão.

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

ATUALIZAÇÃO SOBRE A REFORMA TRIBUTÁRIA

Foi entregue ao Congresso Nacional,  Projeto de Lei Complementar,  com a proposta de regulamentação da reforma tributária sobre o consumo. Pontos interessantes e importantes para acompanharmos e termo

IMPORTAÇÃO DE AÇO

O Governo Federal, anunciou sua decisão quanto a estabelecer cotas para a importação de aço, e aumento do imposto de importação para 25%, atualmente os percentuais variam  entre 9% e 12,6%, aumento es

NEGOCIAÇÃO ICMS – SÃO PAULO

Até o próximo dia 30/04 as empresas do Estado de São Paulo podem aderir ao edital de negociação para quitar pendências do ICMS. As negociações já chegaram a mais de  cinco mil e duzentos acordos, send

bottom of page