BNDES - MEDIDAS DE SUPORTE NO COMBATE AO CORONA VIRUS.

O BNDES anunciou medidas, que indica serem  de sua parte preliminares,  para o suporte nas ações de combate ao corona vírus.

Essas ações são as seguintes:

• Liberação de R$ 20 B para transferência de recursos do PIS/PASEP com destino a reforçar o FGTS;

• Estimativa  de R$ 19 B na liberação de pagamentos de operações diretas do BNDES incluindo juros e principal, isso  por seis meses;

• Estimativa de R$ 11 B na suspensão de pagamentos de operações indiretas (através de agentes financeiros) incluindo juros e principal, isso por seis meses;

• Destinação de R$ 5 B  para capital de giro para as pequenas e medias empresas, com repasse através de agentes financeiros, com carência de até 24 meses e limite por cliente de R$ 70 M;

O mercado aceitou bem as medidas, apesar da crítica  quanto a demora para divulgação. Há porém, a “velha” preocupação quanto a  burocracia, agilidade, flexibilização para implantação das mesmas, o que as empresa devem fazer e quanto tempo irá demorar a liberação?

Importante considerar que em crise financeira, muitas contrapartidas exigíveis na liberação de recursos ou na postergação de pagamentos podem não estar disponíveis na e/ou pela  empresa em virtude da própria situação do momento. Bom senso será fundamental no encaminhamento dessa ajuda alcançando as empresas que necessitam da mesma. O BNDES estima que até cento e cinquenta mil empresas poderão ser beneficiadas,  estando vinculados a elas aproximadamente dois milhões de trabalhadores.

0 visualização