COMUNICAÇÃO E RELACIONAMENTO COMERCIAL
- Grupo Bahia & Associados
- há 2 minutos
- 1 min de leitura
Em várias reuniões que participamos, percebemos o perfil da empresa para a qual estamos desenvolvendo o projeto, quanto a premissa de – o cliente sempre tem razão -.
Quando notamos esse posicionamento, fazemos questão de abordar esse tema especifico de maneira isolada, trazendo-o para o contexto do projeto, mais a frente, de forma a ‘abrir os olhos’ da empresa cliente para fatores e premissas a serem analisados preliminarmente a essa afirmação
Buscamos deixar claro que o cliente é um dos ativos mais importante, senão o mais importante, da empresa, mas ele pode não estar sempre com a razão, e quando isso acontece, é nossa obrigação alertá-lo, orientá-lo, apresentar para ele prós e contras da situação em análise, aliás, em muitos casos o objetivo de nossa contratação é exatamente esse. Aqui utilizamos um outro material de treinamento que disponibilizamos recentemente, vinculado a COMUNICAÇÃO CORPORATIVA (nossa publicação do dia 13/maio/2025).
Após essa abordagem, com uma outra visão da ocorrência em análise, e com dados adicionais em mãos, principalmente relacionados a comunicações sobre o assunto em questão e o fluxo de dados entre as partes envolvidas sobre ele, via de regra, há uma reavaliação da conclusão preliminar sobre a ‘posse da razão’.
O material abaixo vai ajudar na análise e compreensão do tema proposto.
O objetivo dessa abordagem é alertar sobre avaliações, análises, conclusões, e críticas que precisam ser realizadas como componentes inseparáveis do tema em questão, antes de termos o ‘veredicto’ final sobre o caso. A proposta é melhorar a comunicação, o fluxo de informações, atendendo expectativas do projeto, componentes essas sim, fundamentais da relação comercial.