top of page
Buscar
  • Foto do escritorGrupo Bahia & Associados

CORTE DO IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO

Em busca de uma tentativa de conter a alta de alguns preços de produtos que se destacam como alimentadores da inflação, o Governo Federal cortou a alíquota do imposto de importação de alguns deles, buscando apresentar forma alternativa para o abastecimento do mercado. Itens como carne (boi e frango), trigo e farinha de trigo, bolachas e biscoitos, milho em grão, e outros produtos destinados a indústria de pastelaria obtiveram a redução a zero da alíquota do imposto de importação. Outros itens tiveram outro patamar de redução de alíquota como é o caso de ácido sulfúrico de uso na cadeia de fertilizantes e fungicida de uso na agricultura (mancozeb), assim como os vergalhões de aço para uso na construção civil para os quais a alíquota do imposto de importação passou a ser de 4%. Essas reduções tem aplicação até o final de 2022.


A atenção, agora, é verificar se essas medidas trarão, de fato, algum impacto quanto a redução de preço desses produtos.

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

IA (INTELIGENCIA ARTIFICIAL) e IH (INTELIGENCIA HUMANA)

Recentemente tivemos matéria divulgada, referente a importância da qualidade da informação, antes, durante e após o seu processamento, o tratamento dos seus  dados,  seja na evolução tecnológica natur

MAIS SOBRE A REFORMA TRIBUTÁRIA

A Ministra do STJ – Superior Tribuna de Justiça,   Regina Helena, ao comentar sobre as chamadas inovações trazidas pela reforma tributária, destacou  que o fato de termos  dois tributos  (IBS e CBS) 

MEI – MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL

Em nosso informativo de 13/março/24, abordamos esse tema,  comentando a representatividade do MEI em relação a outras naturezas jurídicas societárias de empresas, sendo ponto de atenção, o fato das at

bottom of page