top of page

CREDITO DE PIS E COFINS – POSSIBILIDADES DE CRÉDITOS - TERCEIRIZAÇÃO

  • Foto do escritor: Grupo Bahia & Associados
    Grupo Bahia & Associados
  • 26 de nov. de 2017
  • 1 min de leitura

A Solução do Divergência da COSIT - Coordenação-Geral de Tributação – de número 29/2017, esclareceu a possibilidade credito do PIS e da Cofins para as empresas enquadradas no regime não cumulativo das duas contribuições, quando da contratação de mão de obra temporária (terceirização de mão de obra) para as atividades relacionadas diretamente a produção dos bens destinados a venda pela empresa ou destinadas a prestação de serviços que a empresa realize para terceiros.

O conceito aplicado a essa contratação, classifica a mesma como insumo, ou seja, a contratação de empresa de trabalho temporário para disponibilizar mão de obra diretamente relacionada a produção ou a prestação de serviços que se tornem, posteriormente,  receitas operacionais da empresa, poderão ter a apropriação de crédito de PIS e Cofins sobre os valores pagos por essas contratações.

Não havia consenso de regiões da Receita Federal sobre esse tema, mas a publicação da Solução de Divergência consolida o entendimento sobre a possibilidade de crédito.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
NR1 – NORMA REGULAMENTADORA N⁰ 1

Em nosso informativo de 04/maio/2026 tratamos da NR1 – Norma Regulamentadora N° 1. Comentamos sobre o título II da CLT – Consolidação das Leis do Trabalho, trata das Normas Gerais de Tutela do Traba

 
 
 
TAXAÇÃO MINIMA GLOBAL

Em nossos informes de 08/10/2021, 23/10/2023, 01/01/2024 e 14/01/2025, 03/10/2025 e 23/06/2026, tratamos do tema em destaque. Comentamos sobre a Instrução Normativa da RFB de número 2282/25 que trou

 
 
 

Comentários


© 2021 por Grupo Bahia & Associados

  • LinkedIn Social Icon
bottom of page