Buscar
  • Grupo Bahia & Associados

DIFICULDADES DO e_SOCIAL

Reportagem do site “Convergência Digital” indica que somente uma  de cinco empresas  obrigadas a entrega do e_Social nessa  fase de apresentação de informações realizaram o encaminhamento de dados.

O Coordenador o e_Social não classifica a ocorrência como uma grande surpresa, mas enfatiza  que é um número baixo e que o fato preocupa os órgãos fiscalizadores que estão à espera das informações.

Segundo ele, as empresas estão sendo procuradas através de correspondências emitidas pelo site da Receita Federal, onde receberão alerta quanto ao prazo e ocorrência e questionamentos sobre o surgimento de problemas. Também órgãos de classe estão sendo procurados para que possam dar suporte junto aos associados quanto a pesquisa sobre as dificuldades na geração e encaminhamento das informações.

Trabalha-se nessa primeira fase com a consciência de que dificuldades ocorrerão. Dificuldades como divergências de números cadastrais, por exemplo, de PIS que poderão estar diferentes na base de informações e na base de validação, ou mesmo necessidade de adaptação em sistemas desenvolvidos pelas empresas para atender a obrigatoriedade de transmissão de dados.

Fato é que o atendimento da obrigação é realmente complexo, que as  empresas vem se preparando para ele, já há algum tempo, que a implantação do obrigação, alterou até aspectos de controles internos voltados a dados e registros dos trabalhadores. Aspectos de governança para essas atividades tornaram-se mais rigorosos.

As empresas que já estão obrigadas a entrega devem  correr contra o tempo para o cumprimento dos prazos, já as empresas que iniciam a entrega  partir de junho, devem estar finalizando os preparativos e buscando conhecimento com base nas dificuldades ocorridas atualmente por aquelas que estão com problemas na geração de informações e encaminhamento das mesmas.

0 visualização

© 2020 por Grupo Bahia & Associados

  • LinkedIn Social Icon