top of page

DISTRIBUIÇÃO DE LUCROS E DIVIDENDOS

  • Foto do escritor: Grupo Bahia & Associados
    Grupo Bahia & Associados
  • 11 de nov. de 2025
  • 2 min de leitura

Em nossos informativos de 06/novembro/25, 27/outubro/25, 06/outubro/25, e 03/outubro/25, tratamos de assunto relacionado a alteração do imposto de renda da pessoa física e alternativas para compensação do valor referente a perda de arrecadação para essa alteração, sendo uma das alternativas a  compensação desse valor com a criação do imposto mínimo de 10% para quem ganha a partir de R$ 50.000,00/mês  (R$ 600.000,00/ano).

 

Especificamente  para esse imposto mínimo as indicações no Projeto de Lei que foi recentemente aprovado pelo Congresso, são de que os lucros e dividendos aprovados até 12/2025 poderão ser distribuídos até 2028, sem retenção do IRRF de 10%. Explorando um pouco mais essa situação quanto a isenção dos 10%, temos no Projeto de Lei, a indicação de que a distribuição seja aprovada  até o final de 2025, para efetiva ação de pagamento entre 2026, 2027 e 2028, porém essa referência criou um conflito com a Lei das S/As., pois nela a indicação é de que a distribuição de dividendos, deve ocorrer o mesmo exercício no qual o anuncio da distribuição é feito. Sendo esse pagamento em contrapartida a conta contábil de lucro líquido do exercício, ou, de lucros acumulados e de reserva de lucros, ou, da conta de reserva de capital para o caso de ações preferenciais.

 

Essa situação esta fazendo com que as empresas que atendem as disposições da Lei das S/A (Lei de número 6404/1976), analisem possibilidades de seguir disposições dessa Lei especifica, e ao mesmo tempo possam usufruir da isenção quanto aos 10% do IRRF (exemplo uso de caixa para pagamento de dividendos, busca de recursos de terceiros, etc....). Por outro lado, há entendimento quanto ao Projeto de Lei aprovado, mencionar que em 2025 devemos ter a comunicação/anuncio do pagamento de dividendos, o que por sua especificidade na aplicação, pode suplantar as disposições da Lei das S/A, mantendo-se a contabilização desse valor a distribuir conforme previsão legal, e realizando a distribuição efetiva entre 2026 e 2028.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
NR1 – NORMA REGULAMENTADORA N⁰ 1

Em nosso informativo de 04/maio/2026 tratamos da NR1 – Norma Regulamentadora N° 1. Comentamos sobre o título II da CLT – Consolidação das Leis do Trabalho, trata das Normas Gerais de Tutela do Traba

 
 
 
TAXAÇÃO MINIMA GLOBAL

Em nossos informes de 08/10/2021, 23/10/2023, 01/01/2024 e 14/01/2025, 03/10/2025 e 23/06/2026, tratamos do tema em destaque. Comentamos sobre a Instrução Normativa da RFB de número 2282/25 que trou

 
 
 

Comentários


© 2021 por Grupo Bahia & Associados

  • LinkedIn Social Icon
bottom of page