top of page
Buscar
  • Foto do escritorGrupo Bahia & Associados

Grupo Bahia Associados - TREINAMENTO FATURAMENTO

O material anexo tem aplicação a atividade e faturamento.

Identificamos a necessidade de realizar essa modalidade de treinamento para clientes considerando uma visão ‘simplória”  que muitos tinham sobra a  atividade, sem ter conhecimento detalhado ou avaliado  os seus desdobramentos posteriores e sem considerar as ações preliminares do processo.

Esclarecemos que o faturamento não é  somente o ato de emissão de nota fiscal, mas a geração de um documento cuja importância no processo comercial, fiscal-tributário e financeiro é fundamental, base para uma série de outro processos. Dependendo do desdobramento da relação comercial o mesmo (o documento fiscal – Nota Fiscal – faturamento)  pode ser, até, suporte para comprovações judiciais. Além desse fato, ações preliminares a emissão da NF devem estar em consonância com o processo de despacho/liberação da mercadoria, como por exemplo, verificação do estoque de produtos e expedir, saldos quantitativos, confirmação do produto, e pós carregamento, confirmação final de despacho. Atualmente temos a questão do XML que deve ser encaminhado preliminarmente ao cliente para certificação dos dados da operação antes da geração da DANFe (Nota Fiscal Eletrônica).

Realizadas essas etapas, o documento (a NFiscal) vai compor registros contábeis, fiscais, econômicos e financeiros, como peça inicial de lastro as transações com direito a recebimentos e com obrigações de pagamentos.

Comentamos, também,  que o documento fiscal (materialização do faturamento) gerado de forma incorreta, coloca a mercadoria que está acobertando a circulação física na qualidade de “desacompanhada de documento fiscal” o que é situação gravíssima na esfera fiscal-tributária.

Finalmente citamos os aspectos de obrigações principal e acessória bem como a  validação sistêmica de informações que tem base no faturamento (emissão de documento fiscal).

Dúvidas sobre o material devem ser encaminhados para a nossa consultoria  - consultoria@bahiaassociados.com.br

[gview file="http://bahiaassociados.com.br/website/wp-content/uploads/2016/11/TREINAMENTO-FATURAMENTO_RESUMO.pdf"]

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A NOVELA DA DESONERAÇÃO

Com efeitos imediatos, o  ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, atendeu a solicitação  do governo e do Congresso Nacional, suspendendo  por 60 dias a liminar que havia derrubado

PREÇO DE TRANSFERENCIA

Questão interessante chegou ao Judiciário. Uma empresa de São Paulo, obteve liminar na Justiça Federal, para não aplicar em suas operações, as novas regras de preço de transferência (transfer price).

Comments


bottom of page