Buscar
  • Grupo Bahia & Associados

Grupo Bahia Associados - TREINAMENTO FATURAMENTO

O material anexo tem aplicação a atividade e faturamento.

Identificamos a necessidade de realizar essa modalidade de treinamento para clientes considerando uma visão ‘simplória”  que muitos tinham sobra a  atividade, sem ter conhecimento detalhado ou avaliado  os seus desdobramentos posteriores e sem considerar as ações preliminares do processo.

Esclarecemos que o faturamento não é  somente o ato de emissão de nota fiscal, mas a geração de um documento cuja importância no processo comercial, fiscal-tributário e financeiro é fundamental, base para uma série de outro processos. Dependendo do desdobramento da relação comercial o mesmo (o documento fiscal – Nota Fiscal – faturamento)  pode ser, até, suporte para comprovações judiciais. Além desse fato, ações preliminares a emissão da NF devem estar em consonância com o processo de despacho/liberação da mercadoria, como por exemplo, verificação do estoque de produtos e expedir, saldos quantitativos, confirmação do produto, e pós carregamento, confirmação final de despacho. Atualmente temos a questão do XML que deve ser encaminhado preliminarmente ao cliente para certificação dos dados da operação antes da geração da DANFe (Nota Fiscal Eletrônica).

Realizadas essas etapas, o documento (a NFiscal) vai compor registros contábeis, fiscais, econômicos e financeiros, como peça inicial de lastro as transações com direito a recebimentos e com obrigações de pagamentos.

Comentamos, também,  que o documento fiscal (materialização do faturamento) gerado de forma incorreta, coloca a mercadoria que está acobertando a circulação física na qualidade de “desacompanhada de documento fiscal” o que é situação gravíssima na esfera fiscal-tributária.

Finalmente citamos os aspectos de obrigações principal e acessória bem como a  validação sistêmica de informações que tem base no faturamento (emissão de documento fiscal).

Dúvidas sobre o material devem ser encaminhados para a nossa consultoria  - consultoria@bahiaassociados.com.br

[gview file="http://bahiaassociados.com.br/website/wp-content/uploads/2016/11/TREINAMENTO-FATURAMENTO_RESUMO.pdf"]

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O PESO DO FRETE MARÍTIMO

A Agencia das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (UNCTAD) alertou para o risco da recuperação da economia mundial, considerando a alta das tarifas de frete marítimo. A questão consider

SONEGAÇÃO NO PAÍS

A Receita Federal esta em fase final de trabalho que vai indicar o tamanho da ausência de recolhimento de PIS e Cofins em determinado período. Esse estudo esta sendo preparado há mais de um ano, com m

DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou a proposta de prorrogação da desoneração da folha de pagamento até o final de 2023. A prorrogação atinge os 17 setores já co