top of page

HIPƓTESES DE INCIDENCIA – IBS E CBS

  • Foto do escritor: Grupo Bahia & Associados
    Grupo Bahia & Associados
  • hĆ” 1 hora
  • 2 min de leitura

A falarmos de hipóteses de incidência de IBS e da CBS, temos na legislação (Lei Complementar de número 214/25), o indicativo de que os mesmos (IBS e CBS) incidem sobre operações onerosas. Na lista de operações onerosas trazidas pela Lei Complementar em destaque, temos como exemplo:  compra e venda, troca ou permuta, dação em pagamento e demais  espécies de alienação, locação, licenciamento, concessão, cessão, mutuo oneroso, doação com contraprestação em benefício do doador, instituição onerosa de direitos reais, arrendamento, inclusive mercantil, e prestação de serviços. Essa incidência independente do título jurídico da operação, da sua forma jurídica, ou, mesmo da obtenção de lucro com a ela ou através dela. Assim qualquer operação realizada pela empresa, inclusive com ativos imobilizados,  que tenha esse cunho oneroso tem a incidência do IBS e da CBS. Ainda ao tratar de incidência desses tributos, a Lei Complementar da Reforma, indica a incidência deles, agora mesmo que de forma não onerosa,  com relação a fornecimento de brindes e bonificações, e fornecimentos em valor inferior ao do mercado de bens e serviços, inclusive entre partes relacionadas.


Assim quando falamos de bonificação teremos a tributação, com exceção aos casos em que essa bonificação ocorra com base no mesmo documento de fornecimento da mercadoria, ou seja, sem depender de evento futuro. JÔ a doação, fica atrelada a conceito da onerosidade, ou seja,  se houver uma contraprestação vinculada a essa doação teremos a tributação, caso não haja nenhuma contraprestação relacionada a ela, a operação ficara fora do alcance do IBS e da CBS (CST/cCassTrib-não incidência- 410/410003).  Para os brindes a anÔlise vai em linha quanto a termos a incidência do IBS  e da CBS (CST/cClassTrib-tributado- 000/000001).


JÔ, quando aborda as operações que não terão a incidência do IBS e da CBS, a Lei Complementar, lista entre outras por exemplo, as transferência de bens entre estabelecimentos pertencentes ao mesmo contribuinte (observada a obrigatoriedade de emissão de documento fiscal eletrÓnico), e as doações sem contraprestação em benefício do doador.


Assim, a questĆ£o da onerosidade Ć© um ā€œdivisor d’Ôguasā€ para a anĆ”lise da incidĆŖncia, ou nĆ£o, do IBS e da CBS, nas operaƧƵes, de forma que devemos analisar, com atenção, Ā operação a operação, para definirmos essa incidĆŖncia.

Ā 
Ā 
Ā 

Posts recentes

Ver tudo
PIS E COFINS _ REGIME MONOFƁSICO

O CARF – Conselho Administrativo de Recursos Fiscais, trouxe manifestação interessante e que deve ser analisada com atenção pelas empresas que tenham condiƧƵes de se enquadrar na operação analisada po

Ā 
Ā 
Ā 
PIS E COFINS

A Solução de Consulta da COSIT  de numero 90/2025, trouxe manifestação no sentido de entender pela legalidade de crédito de PIS e Cofins no pagamento de frete, relacionado a aquisição de insumos que t

Ā 
Ā 
Ā 

© 2021 por Grupo Bahia & Associados

  • LinkedIn Social Icon
bottom of page