IMPOSTO DIGITAL

A França vai dar início a cobrança do seu imposto digital focado a tributar, em seus limites territoriais, as operações de empresas como a Google, Amazon, Facebook, Apple, abrindo frente para possíveis entraves com o Governo Americano que deverá enfrentar a queda de arrecadação local por parte dessas empresas.

Para evitar conflitos comerciais, vários países, principalmente da União Europeia , aguardavam a sugestão da OCDE – Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico, para que esse tema fosse tratado por Ela de forma centralizada. A proposta, até então, apresentada pela OCDE, tem relação com a tributação dos serviços no local de sua realização, e a criação de uma taxa global para esse tipo de atividade, mas essas sugestões não evoluíram a contento, e a OCDE indica consenso e proposta oficial da mesma somente para 2021.

Após a França outros países da União Europeia estão analisando a tributação imediata desses serviços, inclusive, com o intuito de ter recursos para fazer frente a pandemia do corona vírus.