top of page

LOCAÇÃO E A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS (ISS)

  • Foto do escritor: Grupo Bahia & Associados
    Grupo Bahia & Associados
  • há 6 horas
  • 1 min de leitura

Manifestação da Prefeitura da Cidade de São Paulo (solução de consulta), vai em linha quanto aos contribuintes não precisarem emitir Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) sobre a locação “pura” de bens – que não envolva mão de obra -, isso por falta de regulamentação sobre o tema. Lembrando que a atividade não era tributada pelo Imposto sobre Serviços (ISS), mas passou a ser por disposições da Reforma Tributária.

 

Manifestações não oficiais seguem a análise quanto a não termos layout disponível para esse tipo de operação, devendo o mesmo ficar pronto após a publicação de regulamento e de nota técnica da Receita Federal e do Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (CGIBS) que detalhará como será a operacionalização da locação como prestação de serviços.

 

Em seu posicionamento a Prefeitura de São Paulo traz parte do sua manifestação da seguinte forma “......o Supremo Tribunal Federal (STF) já declarou inválida a cobrança do imposto municipal sobre a locação de bens móveis (Súmula nº 31). Assim, não há incidência de ISS sobre a atividade descrita, inexistindo também código de serviço aplicável no âmbito da legislação municipal....”.

 

Dessa forma, até o momento a cobrança de locação para os contribuintes da Cidade de São Paulo, a princípio, deve permanecer como realizada tradicionalmente, pois a emissão de NFSe tudo indica, está prejudicada pela ausência de uma melhor definição, e disposições de suporte. Outros municípios podem seguir essa mesma diretriz.

 

Temos ai, mais um assunto para acompanhar sua evolução, “par e passo”.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
ALTERAÇÕES NO ISS – PREFEITURA DE SÃO PAULO

A Instrução Normativa SF/SUREM de numero 03/2026 (27/março/26) alterou disposições do anexo da Instrução Normativa SF/SUREM de numero 8/2011 de forma  tornar obrigatória a emissão de Nota Fiscal de Se

 
 
 
TAXAÇÃO MINIMA GLOBAL

Tratamos desse assunto em nossos informativos de 03/outubro/2025, 08/10/2021, 23/10/2023, 01/01/2024 e 14/01/2025, entre outros. Neles comentamos sobre o esforço internacional para conter a erosão da

 
 
 

Comentários


© 2021 por Grupo Bahia & Associados

  • LinkedIn Social Icon
bottom of page