NOS PREPARANDO PARA O QUE VIRÁ!
- Grupo Bahia & Associados

- há 1 dia
- 2 min de leitura
Temos focado o conteúdo dos nossos informativos, nas questões vinculadas a contabilidade societária, contabilidade gerencial e controladoria. Entendemos que o momento atual, no qual direciona-se abordagens a Reforma Tributária, é de fundamental importância para analisarmos seus impactos (impactos da Reforma), em termos econômicos e financeira da operação. É necessário termos noção do impacto que essas mudanças trarão ao negócio. Sem dúvida a Reforma é importante, já é um fato, saiu da esfera de proposta e está em fase de implantação, mas como nos anteciparmos aos seus impactos, como nos planejar para mantermos o negócio competitivo, lucrativo e rentável?
Ai, decidimos por reforçar, conceitos de controles econômico, financeiro e operacional que já abordamos.
Quanto precisamos gerar de receita para suprir nossos custos e despesas nesse novo cenário, e mantermos a rentabilidade e lucratividades planejadas? Como analisarmos nosso Ponto de Equilíbrio, nossa Margem de Contribuição e nossos Mark Up, considerando tudo que vem por aí. Assim vamos reforçar conceitos e aplicabilidade plena dessas ferramentas.
“......
Quanto precisamos vender para igualar nossos gastos relacionados a custos e despesas?
Nossos custos e despesas podem ir até que nível considerando nosso volume de vendas?


O mercado em que atuamos permite pensarmos e trabalharmos para aumento das vendas?
O que os nossos produtos (ou serviços) precisam ter de diferencial para alcançarmos o equilíbrio entre receitas e custos e despesas?
Dessa forma nosso lucro começa a surgir a partir de que nível de vendas?
Estamos aqui, analisando e fechando nosso planejamento estratégico para 2026, nosso ponto de equilíbrio indica que podemos e devemos investir, e no que investir para alcançarmos a lucratividade?


Essa análise estratégica é suportada em conhecimento do mercado, projeções de vendas, projeções e competente administração de gastos relacionados a custos fixos e variáveis, análise da margem de contribuição. A analise fica mais rica quando, além do foco contábil (receitas necessárias para cobrir custo e despesas), analisamos a questão com um perfil mais econômico, ou seja, qual o lucro desejado tendo em vista que por traz da análise, podemos ter aspectos relacionados ao custo de oportunidade, tipo, caso eu investisse em “X” teria y% de ganho, assim vou considerar nesse projeto “Z”, esse ganho no cálculo do ponto de equilíbrio. Podemos ter, também, a análise com uma visão mais financeira, ou seja, não incluir na avaliação custos e despesas que não reflitam desembolso financeiro, por exemplo, despesas de depreciação.

Assim, o ponto de equilíbrio é o fiel da balança, sua análise, seu resultado, direcionam muitas decisões estratégicas, mas importante também, na avaliação é a margem de contribuição, ou seja, nosso resultado preliminar é suficiente, para atender as nossas projeções quanto a suportar gastos fixos e mais o lucro planejado.

Nesse tripé de acompanhamentos e análises, não podemos esquecer do mark-up, ou seja, minha precificação base nas duas análises anteriores, atende as expectativas do negócio, da operação?

Com os conceitos e práticas bem definidas, quanto a contabilidade societária, contabilidade gerencial e controladoria, mais o uso dessas três ferramentas de gestão econômica e financeira, tudo aliado a um bom fluxo de informação, e controles sistêmicos competentes, podemos nos sentir tranquilos para acompanhar os impactos da Reforma e nos precaver a eles, mantendo a rentabilidade e lucratividade operacional de acordo com o planejado e projetado!



Comentários