top of page

NOTA COCAD/RFB DE NUMERO 181/2025 _ REDISIM _ REFORMA TRIBUTÁRIA

Foto do escritor: Grupo Bahia & Associados
Grupo Bahia & Associados
23 de jul. de 2025
1 min de leitura

A Nota Técnica em destaque trata das adequações nos processos de inscrição do CNP em atendimento as  disposições da Reforma Tributária. A mesma tem como objetivo formalizar ajustes implementados nos procedimentos de inscrição de empresas no CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), no âmbito da REDESIM – Rede Nacional de Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios.


As informações dessa atualização dão conta de que a Receita Federal implementará o Módulo Administração Tributária/Portal de Negócios Redisim – PNR, objetivando a interoperabilidade da base do CNPJ, com as Administrações Tributárias de Estados, Distrito Federal  e Municípios.


Com esse objetivo da troca de informações consistentes entre os sistemas de controles desses Órgãos da Administração, nos três níveis de atuação, busca-se  a simplificação, e a automatização dos processos e procedimentos de registros de atividades e negócios. A inscrição poderá ser consultada diretamente na plataforma nacional, em uma única tela, através do CNPJ e das opções tributárias cadastrais selecionadas.


Basicamente teremos: (i)  a descontinuidade do retorno do CNPJ via serviço SO6 _ atualmente já temos a emissão do CNPJ diretamente quando do enquadramento tributário no processo de registro; (ii) novo momento para chamada do serviço SO6; (iii) acesso ao módulo administração tributária/PNR pelo cidadão; (iv) finalidade do módulo administração tributária (coleta de informações); (v) geração e disponibilização do numero de inscrição no CNPJ; (vi) alerta para observações importantes


Estima-se que a partir de 18/junho/2025  a Receita Federal estará apta a gerar solicitações nesse ambiente de homologação. 

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
RETENÇÕES E A REFORMA TRIBUTÁRIA

O artigo 509 da Lei Complementar de número 214/2025 (Reforma Tributária) traz a seguinte informação: “.......... Art. 509. A Lei nº 10.833, de 29 de dezembro de 2

 
 
 
O FIM DA ESCALA 6 X 1

Senado aprovou o fim da escala 6 x 1. A aprovação ocorreu em dois turnos, seguindo agora, para promulgação do Congresso de forma a alteração ser incorporada a Constituição. Assim, temos a jornada sem

 
 
 

Comentários


© 2021 por Grupo Bahia & Associados

  • LinkedIn Social Icon
bottom of page