top of page

OS CUIDADOS COM OS ORÇAMENTOS EMPRESARIAIS PARA 2022

  • Foto do escritor: Grupo Bahia & Associados
    Grupo Bahia & Associados
  • 22 de out. de 2021
  • 1 min de leitura

Muitas empresas estão em fase revisional, outras em fase final, outras em fase intermediária para a definição dos seus orçamentos para 2022, ou mesmo, orçamentos bianuais ou trianuais.


Ultimamente aspectos políticos e econômicos financeiros, devem ser considerados com atenção e cuidado nesta fase de avaliação e projeção orçamentária.

Perspectivas da SELIC entre 9% e 10% e de dólar chegando a R$ 6,00 são fatores importantíssimos, para se avaliar e refletir nessas projeções.


Basicamente o que se acompanha com atenção esta relacionado ao não respeito ao teto de gastos na administração pública federal, ou seja, desrespeito a ancora fiscal, o que fará como efeito automático que seja necessário recorrer a ancora monetária que esta relacionada a emissão de moeda ou identificação da fonte de recursos para serem gastos, de forma simples, se gasta mais do que se tem em caixa, levando essa ação a outros ajustes, também automáticos, como o reenquadramento dos juros.


Além disso, a questão politico–eleitoral do próximo ano, como se apresenta até o momento, é fato que pode levar a instabilidade cambial, voltando a impactar na inflação e na taxa de juros.


Assim, as empresas necessitam ter cuidado, atenção e mecanismos de agilidade para definir e amoldar seus orçamentos empresariais, considerando essas variáveis com as quais o mercado convive atualmente. Não há como desprezá-las em projeções operacionais, estimativas negociais, e controles orçamentários.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
ADEQUAÇÃO DE NFe E NFCe _ REFORMA TRIBUTÁRIA

Em busca de adaptar e adequar os documentos fiscais (NFe e NFCe) para atendimento as disposições da Reforma Tributária, tivemos a publicação (11/novembro/25) de mais uma Nota Técnica (Nota Técnica 202

 
 
 
DISTRIBUIÇÃO DE LUCROS E DIVIDENDOS

Em nossos informativos de 06/novembro/25, 27/outubro/25, 06/outubro/25, e 03/outubro/25, tratamos de assunto relacionado a alteração do imposto de renda da pessoa física e alternativas para compensaçã

 
 
 
TRIBUTAÇÃO DE DIVIDENDOS (VISÕES DIFERENCIADAS)

Interessante o ponto de vista que correntes do mercado tem com relação ao assunto em destaque.   Uma das vertentes é de posicionamento que o modelo atual adotado pelo Brasil de tributar o lucro na emp

 
 
 

Comentários


© 2021 por Grupo Bahia & Associados

  • LinkedIn Social Icon
bottom of page