top of page

POSSIBILIDADE DE GANHAR E NÃO LEVAR (III)

  • Foto do escritor: Grupo Bahia & Associados
    Grupo Bahia & Associados
  • 10 de fev. de 2023
  • 1 min de leitura

Em nossos informes de 21/novembro/22 e 02/janeiro/23, com o mesmo tema desse informativo, abordamos tema relacionado a julgamento do STF – Supremo Tribunal Federal, cuja decisão poderia estar atrelada a possibilidade de reversão de decisões judiciais consideradas definitivas, quando ocorrer pelo próprio STF, a alteração de jurisprudência sobre o tema, base em julgamento de repercussão geral.


Essa decisão do STF sobre a questão, ocorreu no dia 08/fevereiro/23, e caminhou no sentido de que, há sim possibilidade de desconsiderar decisões passadas, definitivas e favoráveis as empresas na área tributária.


Com isso o cenário se apresenta revestido de incertezas e insegurança jurídica, quanto a, por exemplo, a empresa ter sucesso na esfera judicial sobre determinado tema de ordem tributária, deixar de recolher valores base nessa decisão, e passado algum tempo depois, o STF julgar o mesmo tema, novamente, mas agora com posicionamento diverso, entendendo que o valor é devido, considerando que essa decisão retroagirá, inclusive, quanto aos valores não recolhidos do passado.


Temas sensíveis, com valores consideráveis, já tratados como sucesso pelas empresas, e sobre os quais elas elaboraram seus planejamentos financeiros ou planejamentos operacionais e de negócios, poderão voltar a discussão com relevância significativa de valores para as companhias.


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
ALTERAÇÕES NO IMPOSTO DE RENDA

Em nossos informativos de 06/novembro/25 , 11/novembro/25, 17/novembro/25 tratamos dessa questão.   Temos agora, a publicação da Lei de número 15270/25 que oficializa o mesmo.   Em resumo as determina

 
 
 
e_COMMERCE

Em vários projetos que acompanhamos, por vezes é parte dele, a avaliação quanto, ao elo comercial da operação, ser realizado através de transação enquadrada como e_Commerce. Ao analisarmos a questão,

 
 
 
SPED FISCAL E OS NOVOS TRIBUTOS DA REFORMA

Tema que tem atenção constante dos envolvidos com as atividades relacionadas as obrigações assessórias fiscais e a Reforma Tributária é vinculado a EFD ICMS E IPI, ou, SPED Fiscal, com entrega  a part

 
 
 

Comentários


© 2021 por Grupo Bahia & Associados

  • LinkedIn Social Icon
bottom of page