top of page

PROFISSIONAIS AUTÔNOMOS E A NFSe

Foto do escritor: Grupo Bahia & Associados
Grupo Bahia & Associados
22 de dez. de 2025
1 min de leitura

Mais um ponto de atenção trazido pela Reforma Tributária, e seus apanhado de “normas suportes” esta relacionado ao fato de que a partir de 1° de janeiro de 2026, profissionais autônomos que prestam serviços, passam a ter a obrigação de emitir documentos fiscais, entre eles a Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFSe), através do portal nacional.

 

A norma, em maturação já há algum tempo, se enquadra as legislações tributárias municipais bem como a Reforma Tributária, como parte da substituição do ISS e ICMS pelo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).

 

O serviço do Emissor Nacional está disponível no site oficial da Receita Federal. A mudança tem como objetivo padronizar em nível nacional os documentos fiscais e atender a procura desses pela emissão do documento destinado aos seus  clientes.

 

Com isso, a questão que tem vinculação com a emissão recibos para suportar a prestação de serviços por esses profissionais deve ser revista, pela sua não mais aplicação quanto as questões fiscais tributárias relacionadas a esses eventos.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
ITBI

O ITBI, tem previsão constitucional, constando no artigo 156 da Constituição Federal. Nessa previsão, sua competência é Municipal, e seu fato gerador é a transmissão "inter vivos", a qualquer título,

 
 
 
MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL - MEI

A Lei Complementar de número 238/2026 alterou disposições relacionadas ao MEI, disposições essas que constam na Lei Complementar de número 123/2006, Lei Complementar identificada como do “Lei do SIMPL

 
 
 

Comentários


© 2021 por Grupo Bahia & Associados

  • LinkedIn Social Icon
bottom of page