top of page

REFORMA DO IMPOSTO DE RENDA

  • Foto do escritor: Grupo Bahia & Associados
    Grupo Bahia & Associados
  • 16 de mai. de 2022
  • 1 min de leitura

Há algum tempo atras, tivemos no centro das discussões o tema Reforma Tributária. Pela complexidade do mesmo e a sua não evolução, passados alguns meses tivemos o redirecionamento das atenções para outro tema da mesma seara de discussões, mas agora relacionada a Reforma do Imposto de Renda, tema esse que também não teve a progressão esperada.


Agora, voltamos a ele (Reforma do Imposto de Renda), com parte da proposta anterior, centrada em tributar a distribuição de lucros realizada pelas empresas, considerando também, a redução da alíquota da tributação aplicada s empresas considerando os seus resultados.


O Ministério da Economia volta à tona com o tema, mas com a chamada atualizada de “tributar os mais ricos”, com isso sugerindo a redução da alíquota incidente sobre os resultados das empresas que é de 34%, levando a mesma para algo entre 26% e 30%, e passando a tributar a distribuição de lucros, que hoje é isenta de tributação, sendo a alíquota sugerida para essa nova incidência de 10%.


Essa análise, ou, sugestão esta sendo identificada como uma versão “mais enxuta” para a Reforma do Imposto de Renda.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
ADEQUAÇÃO DE NFe E NFCe _ REFORMA TRIBUTÁRIA

Em busca de adaptar e adequar os documentos fiscais (NFe e NFCe) para atendimento as disposições da Reforma Tributária, tivemos a publicação (11/novembro/25) de mais uma Nota Técnica (Nota Técnica 202

 
 
 
DISTRIBUIÇÃO DE LUCROS E DIVIDENDOS

Em nossos informativos de 06/novembro/25, 27/outubro/25, 06/outubro/25, e 03/outubro/25, tratamos de assunto relacionado a alteração do imposto de renda da pessoa física e alternativas para compensaçã

 
 
 
TRIBUTAÇÃO DE DIVIDENDOS (VISÕES DIFERENCIADAS)

Interessante o ponto de vista que correntes do mercado tem com relação ao assunto em destaque.   Uma das vertentes é de posicionamento que o modelo atual adotado pelo Brasil de tributar o lucro na emp

 
 
 

Comentários


© 2021 por Grupo Bahia & Associados

  • LinkedIn Social Icon
bottom of page