top of page

REFORMA TRIBUTÁRIA (ATUALIZAÇÃO)

  • Foto do escritor: Grupo Bahia & Associados
    Grupo Bahia & Associados
  • 29 de dez. de 2023
  • 2 min de leitura

Em nossos vários informativos sobre o tema, assim como em treinamentos realizados, relacionados ao mesmo, enfatizamos que a reforma tributária, apesar de enfatizar seu objetivo de reestruturar a tributação sobre o consumo, não estava tratando somente  dessa, podemos dizer, linha de produtos. Assuntos como o ITCMD – Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação, também estava em análise.

 

Quanto ao ITCMD uma das alterações trazidas pela reforma é a possibilidade de adoção de alíquotas progressivas associadas ao valor da operação na qual ele incide.

 

Assim, surgiu um ponto de atenção quanto a essa aplicação de alíquota progressiva, tendo como exemplo, o Estado de São Paulo no qual a alíquota do ITCMD é de 4%.

 

Atualmente a alíquota máxima do ITCMD conforme a Resolução de numero 9/1992 do Senado Federal é de 8%. Em paralelo a proposta da reforma, temos projeto sugerindo a alteração dessa alíquota máxima  para 16%.

 

Agora, com a reforma aprovada, os Estados devem encaminhar as suas Assembleias Legislativas projeto de lei que normatize a regulamentação desse “novo formato do ITCMD”, devendo isso ocorrer, em 2024, para aplicação a partir de 2025, e com atenção ao princípio da anterioridade tributária que indica ser necessário que  a Lei que venha a majorar tributos seja publicada no exercício financeiro anterior a sua vigência observando-se,  também,  no mínimo um período de  90 dias para aplicação efetiva da nova norma, considerando esse prazo  (90 dias) entre a data de edição da Lei e do início de cobrança do tributo. Outro ponto interessante de acompanhar nessa regulamentação, esta relacionado a abordagem da legislação que regulamentará a questão quanto à “o cálculo ocorrerá sobre o valor do quinhão, do legado, ou, da doação e não sobre o valor total envolvido na transação”, o que de alguma forma, pode amenizar o impacto financeiro do recolhimento caso ocorra uma majoração de alíquota, mas sobre uma base de cálculo menor.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
ALTERAÇÕES NO IMPOSTO DE RENDA

Em nossos informativos de 06/novembro/25 , 11/novembro/25, 17/novembro/25 tratamos dessa questão.   Temos agora, a publicação da Lei de número 15270/25 que oficializa o mesmo.   Em resumo as determina

 
 
 
e_COMMERCE

Em vários projetos que acompanhamos, por vezes é parte dele, a avaliação quanto, ao elo comercial da operação, ser realizado através de transação enquadrada como e_Commerce. Ao analisarmos a questão,

 
 
 
SPED FISCAL E OS NOVOS TRIBUTOS DA REFORMA

Tema que tem atenção constante dos envolvidos com as atividades relacionadas as obrigações assessórias fiscais e a Reforma Tributária é vinculado a EFD ICMS E IPI, ou, SPED Fiscal, com entrega  a part

 
 
 

Comentários


© 2021 por Grupo Bahia & Associados

  • LinkedIn Social Icon
bottom of page